Escrito por: FETRAF-RS

3ª Feira da Agricultura Familiar aproxima campo e cidade em Capão da Canoa

Fetraf-RS

A Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF-RS), Emater e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), chega à sua terceira edição consolidando-se como um importante espaço de conexão entre os agricultores e o público urbano. A Feira teve início em 28 de janeiro a acontece até 1º de fevereiro, das 13h às 23h, no Largo do Baronda, em Capão da Canoa, no litoral gaúcho, reunindo 59 expositores de 46 municípios do Estado.

FETRAF-RS

A organização da feira evidencia o papel da FETRAF-RS que, por meio de uma construção coletiva, baseada em parcerias, confiança e diálogo, viabiliza a participação de agricultores de diferentes regiões. 

Ao longo dos cinco dias, o público poderá conhecer e adquirir uma ampla diversidade de produtos da agricultura familiar, fortalecendo um modelo de produção que tem papel estratégico no abastecimento alimentar da sociedade e na promoção da sustentabilidade ambiental, social e econômica. Os agricultores familiares vêm investindo constantemente em pesquisa, inovação e tecnologia, demonstrando que a agricultura do presente e do futuro alia conhecimento, cuidado com a terra e responsabilidade socioambiental.

Além da comercialização direta, a feira também se destaca como espaço de vivência, encontro e cultura. A programação conta com uma praça de alimentação, composta por duas cozinhas, que irão oferecer ao público lanches, massas feitas na hora, pratos feitos, picadinho e o tradicional chapão da agricultura familiar, valorizando sabores regionais e receitas que carregam identidade e memória.

Outro destaque da programação é a presença de atrações artísticas diárias, sempre a partir das 19 horas, levando cultura, música e entretenimento ao espaço da feira, fortalecendo a integração entre produção de alimentos, lazer e valorização da cultura popular.

As feiras da agricultura familiar cumprem um papel fundamental como canais de comercialização, garantindo renda às famílias agricultoras, estimulando a permanência no campo e promovendo o comércio justo, ao aproximar quem produz de quem consome. Essa relação direta fortalece a confiança, valoriza o trabalho das famílias agricultoras e contribui para economias locais mais fortes e solidárias.

FETRAF-RS

Para Douglas Cenci, Coordenador Geral da FETRAF-RS, a feira é fruto de um processo coletivo construído ao longo dos anos. “Mais uma vez estamos preparando uma grande feira, com a diversidade e a qualidade da agricultura familiar gaúcha e a dedicação de meses de preparação e anos de pesquisa e inovação dos agricultores que, ao longo da história, lutaram para conseguir melhores condições de vida e de trabalho e programas que nos permitem industrializar nossos produtos e levar ao consumidor o que há de melhor em qualidade e sabor, a um preço justo, com responsabilidade social e ambiental. Nos orgulha muito estar em um espaço de grande visibilidade dialogando com a sociedade, valorizando e enaltecendo a agricultura familiar.”

O Secretário Geral e Coordenador de Feiras da FETRAF-RS, Luis Carlos Scapinelli, reforça a importância do evento como espaço de encontro entre diferentes públicos. “A feira vai ser um espaço onde as pessoas que estão passeando, onde as pessoas que moram ali, podem estar comprando os produtos feitos por agricultores familiares de todas as regiões do nosso estado. É muito importante esta feira, pois os agricultores poderão vender direto ao consumidor, e as pessoas que estão veraneando podem encontrar aqueles produtos com o sabor que vão relembrar dos produtos feitos pelos seus avós, pelos seus pais”. 

A Feira conta com o apoio da Prefeitura de Capão da Canoa, da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, e com o patrocinio do BRDE, Banrisul, UFFS, MDA, CAIXA e Governo do Brasil.