Escrito por: Cecília Petrocelli
Assembleia de Fundação da Associação aconteceu nesta segunda-feira (26), na sede da CUT-RS em Porto Alegre. A Cozinha das Pretas faz parte do projeto CUT Comunidade, onde a CUT-RS acompanhava e apoiava o trabalho voluntário feito pela cozinha. Os representantes da cozinha estiveram presentes na assembleia e participaram da leitura do estatuto.
Para Ana Paula da Silva, presidente da Associação das Cozinhas das Pretas, a mobilização começou bem antes, em maio deste ano, com a produção de marmitas para os afetados pelas enchentes no RS. “A gente viu que pode mais, junto com a comunidade. A partir disso a gente pode trazer cultura, trazer saúde, pode trazer vários outros projetos para dentro da comunidade.” afirmou Ana Paula.
Para Leonardo Rodrigues, que presidiu a assembleia e acompanhou o trabalho da Cozinha das Pretas desde o projeto CUT Comunidade, esse é um passo na formalização da cozinha, para que ela possa expandir o trabalho feito. “Isso surgiu por meio de uma demanda da própria cozinha, de formalizar o trabalho e organizar melhor. Agora com a formalização, a expectativa é que a cozinha possa ter mais recursos e possa dar início a outros projetos, representando os interesses da comunidade ali da Vila Dique.” afirma Leonardo.
A Cozinha das Pretas, já era amparada pelo projeto CUT Comunidade, mas agora com o novo aporte legal de associação, existe uma independência maior para a iniciativa. O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, participou da Assembleia e também acompanhou a cozinha através do projeto, ponderou a importância desse passo além na organização. “Uma cozinha se consolidando com uma experiência de economia solidária, com isso eles têm capacidade de seguirem organizados, captando recursos e existindo como um empreendimento popular comunitário.” pontuou Amarildo.