AL instala o Fórum Democrático sobre desenvolvimento sustentável no RS
Publicado: 19 Março, 2025 - 12h02 | Última modificação: 19 Março, 2025 - 12h08
Escrito por: Cecília Petrocelli

Na tarde desta segunda (17), a Assembleia Legislativa instalou o Fórum Democratico Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional (FDDR) com a gestão 2025/2026, que marca o início de uma série de encontros ao longo do ano para debater desenvolvimento e sustentabilidade no RS. O presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas (PT), e o diretor do Fórum, Ronaldo Zülke, conduziram a abertura do evento, que ocorreu na sala Adão Pretto. A CUT-RS é uma das entidades inscritas no Fórum e acompanhou a apresentação.
Para o diretor do Fórum, a iniciativa, o deputado Pepe Vargas, esse tema é um debate importante para a sociedade, principalmente após as emergências climáticas que o estado sofreu nos últimos anos. “Se tivéssemos ações mais precisas e tivéssemos tomado algumas medidas, talvez nós teríamos também impactos de clima, mas não com os prejuízos que temos. Postergar ações de mitigação, postergar ações de adaptação às mudanças do clima, vai nos levar a ter mais prejuízos do que enfrentarmos esse tema de forma mais decidida nesse momento e no futuro do nosso Estado”, avaliou Pepe Vargas.
O fórum conta com 82 inscritos, a partir de organizações da sociedade civil, como integrantes de universidades, sindicatos, fundações e movimentos sociais. A CUT-RS também é um dos inscritos no Fórum, representando os trabalhadores e trabalhadoras.
Representando a CUT-RS, o presidente Amarildo Cenci assinou o termo de compromisso do fórum. “Vamos ter muito a conversar, na expectativa que a gente faça nesse debate aproximações e construa possibilidades. Além de claro, falando pelos trabalhadores e trabalhadoras, que esse processo seja capaz de incorporar pessoas no debate, como protagonistas de um projeto tão importante para o crescimento do estado.” pontuou Cenci durante a apresentação.
O primeiro debate está confirmado para 28 de abril, com a presença do presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloísio Mercadante, que apresentará linhas de financiamento para que a transição ecológica seja viável no RS. O evento será no auditório da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), na Capital. Em 30 de abril, será realizado o lançamento da plataforma digital do Fórum, que oferecerá informações e receberá sugestões. Também será realizada em abril a primeira reunião do Conselho Deliberativo do Fórum.
Com informações da Assembleia Legislativa do RS.