Escrito por: CUT-RS
Após debates intensos e participação ativa na votação, a CUT-RS reafirma a necessidade de uma política permanente de valorização salarial.
Piso Regional do RS é reajustado em 5,25%, em votação na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3). A CUT-RS participou das reuniões com o Governo do RS, representantes do empresariado e outras centrais sindicais para discutir o reajuste do Projeto de lei (PL) 357/2024. Para a Central, que esteve presente na votação, esse resultado ainda não é o ideal.
A CUT-RS acredita na responsabilidade, enquanto movimento sindical, de fazer com que o piso regional seja o instrumento de valorização desses trabalhadores e trabalhadoras. “A par das resistências na Assembleia Legislativa do RS, no sentido de se fazer valorizações e ter uma política permanente de valorização dos salários né, nós procuramos deputados que simpatizava com a ideia, como a Bancada do PT.” pontuou o Presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.
Anteriormente à votação, a bancada do PT havia proposto um reajuste de 9%, que é a inflação do período de 1º de fevereiro de 2023 a 1º de dezembro de 2024. Pela proposta, o Piso Regional passaria de R$ 1.573,89 a R$ 1.695,08, com data base a partir de 1° de maio.
Outro ponto destacado pela CUT-RS e centrais na luta pela valorização dos salários é seguir o exemplo dos estados vizinhos, Paraná e Santa Catarina, uma política permanente de valorização. Que pode ser definida pelo Conselho Estadual de Emprego e Renda, um espaço onde a comunidade civil gaúcha pode participar e discutir formas de melhorar as condições de vida da população que depende do piso regional para sobreviver, explica Amarildo.
A luta da CUT pela política de valorização de salários é uma luta contínua, por um salário digno para os trabalhadores gaúchos!
Novos valores por faixas de categorias