MENU

Assembleia Legislativa presta homenagem aos trabalhadores em sessão solene

Publicado: 08 Maio, 2025 - 13h10 | Última modificação: 09 Maio, 2025 - 14h31

Escrito por: AL RS | Editado por: CUT-RS

CUT-RS
notice

Nesta quarta-feira (7), no Plenário 20 de Setembro, a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene em Homenagem ao Dia do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.A CUT-RS esteve presente durante a homenagem.

CUT-RSCUT-RS

A solenidade foi comanda pelo presidente do Parlamento gaúcho, Pepe Vargas (PT). Participaram o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional adjunto, Sérgio Guimarães, representando o Governo do Estado; o ex-governador e ex-senador Pedro Simon; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Administrativos, Aline Corrêa Lovatto; a representante do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzales;  o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no RS, Claudir Nespolo; o presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, entre outros representantes de centrais sindicais e associações.
 
CUT-RSCUT-RS
Segundo o Deputado Miguel Rossetto (PT), o Brasil hoje recompõe a centralidade da agenda do trabalho, quando o ministério da área é  reorganizado pelo Governo Federal, o salário mínimo volta a ter reajuste acima da inflação e o desemprego diminui. “Nós nos associamos à luta pela redução da jornada de trabalho. Reconhecemos que os níveis de produtividade e avanços tecnológicos permitem hoje que haja redução da jornada, para que todos possam contribuir com seu trabalho”. 
 
CUT-RSCUT-RS

A deputada Luciana Genro (PSOL) referiu que o 1º de maio é data histórica de resistência e mobilização da classe trabalhadora no Brasil e no mundo, fruto da coragem de homens e mulheres que no final do século 19 ousaram enfrentar a escravidão e exigir seus direitos. Disse que este século, no entanto, registra modos brutais de exploração do trabalho, como o modelo 6X1, que impõe seis dias de trabalho para uma folga, prática comum em setores como o comércio e serviços, e ainda pior, o modelo 10X1, denunciado pelos trabalhadores da empresa Zaffari de supermercados, o que configura “um modo brutal de exploração do trabalho”. Defendeu a luta dos trabalhadores pelo enfrentamento desse modelo de exploração do trabalho em vigor no país, surgido na esteira da reforma trabalhista de 2017. E observou que ao lado dos trabalhadores estão os servidores públicos, o suporte e a garantia da prestação de serviços à população em áreas essenciais.

CUTRSCUTRS

Pepe Vargas (PT), antes do encerramento da sessão solene, associou-se às manifestações dos seus colegas parlamentares, que da tribuna sustentaram a necessidade de valorização do salário mínimo e do piso regional gaúcho, de políticas públicas que garantam a sustentabilidade social, econômica e ambiental, e em prol de uma sociedade com justiça social, que garantam oportunidades a todas as pessoas. "Também aos deputados e deputadas que se manifestaram em favor de uma jornada de trabalho que preserve a possibilidade da convivência e da saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras".

A CUT-RS segue na luta pelos direitos dos trabalhadores.