Caravana da CUT-RS leva debate sobre a reconstrução do Brasil no Vale dos Sinos

A Plenária discutiu a participação dos sindicalistas nas eleições municipais e a reconstrução do Brasil pela ótica dos trabalhadores e trabalhadoras.

Publicado: 20 Agosto, 2024 - 15h41 | Última modificação: 20 Agosto, 2024 - 15h59

Escrito por: Cecília Petrocelli

CUT-RS

Na tarde da última segunda-feira (19), aconteceu em Novo Hamburgo a segunda etapa da Caravana CUT-RS na Regional Vale dos Sinos, com os sindicatos e trabalhadores da região. O tema principal da plenária foi a participação dos dirigentes sindicais nas eleições municipais, fortalecendo o debate com os trabalhadores e trabalhadoras.

A reconstrução do Brasil precisa acontecer a partir da ótica dos trabalhadores, e foi justamente esse um dos principais pontos abordados na plenária em Novo Hamburgo. “Conseguimos discutir o papel do movimento sindical nessa reconstrução, ela precisa começar nos municípios. Quando a gente discute nas campanhas eleitorais que educação nós queremos, que tipo de assistência, estamos discutindo as políticas públicas que vão afetar diretamente a vida do trabalhador e da trabalhadora.” afirmou a Secretária Geral da CUT-RS, Silvana Pirolli, que esteve presente na caravana.

Para a coordenadora da Regional Vale dos Sinos, Ana Betim Furquim o encontro da Central levando a eles as pautas de defesa para que tanto nas câmaras municipais como também no executivo das prefeituras coloquem em seus planos de governo as pautas dos trabalhadores a defesa dos direitos, pois tivemos uma reforma trabalhista em 2017 que infelizmente foi um retrocesso

A plenária na parte da tarde contou com a presença do candidato a prefeito e sua vice, de Novo Hamburgo, o Fufa e Danusa (PT) e o Secretário de Administração e Finanças da CUT-RS, Antônio Güntzel.

CUT-RSCUT-RS

Também foi distribuído o material da campanha da CUT-RS contra os juros altos impostos pelo Banco Central. Os Sindicatos da região levaram em torno de 5.000 panfletos, para distribuir nas suas bases. Durante a manhã, também foi feito um panfletaço em Novo Hamburgo.

Acesse o material na íntegra aqui.

Participaram da plenária a Federação dos Calçados do RS, os Sindicatos dos Sapateiros de Sapiranga, Novo Hamburgo e Igrejinha. Os Sindicatos dos Bancários de Taquara, Novo Hamburgo, Ceprol, SindiSaúde Vale dos Sinos, alimentação são Sebastião do Caí.