Em reunião com o ministro em Porto Alegre, entidades definiram calendário de mobilização nacional nos dias 24 e 30 de junho e reforçaram defesa da redução da jornada de trabalho e ampliação de direitos
No dia 24, está previsto o “Arraiá do Fim da Escala 6x1 e da Redução da Jornada”, na Esquina Democrática, no centro de Porto Alegre. Já no dia 30, as entidades organizam uma caminhada com saída da Estação Rodoviária em direção ao centro da capital.
Durante a reunião com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, dirigentes sindicais defenderam a intensificação da mobilização como estratégia para garantir o avanço da pauta ainda antes do recesso parlamentar de julho.
No encontro, o ministro afirmou que a pressão social é determinante para o andamento da proposta no Legislativo. “A gente precisa pressionar, manter o foco pelo fim da escala 6x1 e pela redução da jornada. Eles estão pressionados pelo empresariado e pelos trabalhadores. Os senadores da oposição querem deixar a votação para depois da eleição para que a pauta caia no esquecimento do povo. Não podemos deixar isso acontecer”, afirmou.
A agenda também reuniu trabalhadores e trabalhadoras de aplicativos de duas e quatro rodas no Largo Zumbi dos Palmares. Na atividade, foram apresentadas demandas da categoria e debatidas iniciativas do governo federal voltadas ao setor, como medidas de incentivo para aquisição de veículos.
Ainda na quinta-feira, Boulos participou de atividades políticas e encontros com movimentos sociais no estado, incluindo o lançamento da pré-campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio Grande do Sul.
Moradia popular no centro da capital
Na sexta-feira (19), a agenda começou na sede da Caixa Econômica Federal, no Centro de Porto Alegre, com a assinatura do contrato para reforma e adaptação do antigo prédio do INSS, que será destinado à habitação popular por meio do programa Minha Casa, Minha Vida Entidades.
O imóvel foi ocupado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e por famílias atingidas pelas enchentes de 2024. A ocupação, batizada de Maria da Conceição Tavares, deverá dar lugar a um conjunto habitacional com 240 apartamentos.
Atualmente, as famílias ocupam os quatro primeiros andares do prédio, que possui 26 pavimentos. O projeto prevê a adaptação do edifício para garantir moradia digna em área central da cidade.
Ao comentar a iniciativa, Boulos destacou o papel das políticas públicas federais na reconstrução do estado após as enchentes. “Graças às políticas do presidente Lula, essa ocupação deixará de ser uma ocupação para se tornar um condomínio com moradia digna para 240 famílias, no centro da cidade. É um governo que pensa no povo, e não na lógica da especulação imobiliária”, afirmou.
Governo do Brasil na Rua leva serviços à população
Na sequência, o ministro participou da abertura do programa Governo do Brasil na Rua, realizado na Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre. A iniciativa reúne serviços públicos federais oferecidos gratuitamente à população, como renegociação de dívidas pelo Novo Desenrola Brasil, vacinação pelo SUS, orientações sobre programas sociais e atendimentos do INSS.
Antes do início da cerimônia, houve uma homenagem pelo aniversário do ministro, com bolo e o tradicional “Parabéns Gaudério”, cantado pelos participantes da atividade.