MENU

Comissão Estadual avança nos preparativos para a 2ª Conferência Nacional do Trabalho

Etapa estadual será realizada em 12 de novembro e prepara o Rio Grande do Sul para a 2ª Conferência Nacional do Trabalho, que acontece em março de 2026, em São Paulo

Publicado: 10 Setembro, 2025 - 14h20 | Última modificação: 10 Setembro, 2025 - 14h26

Escrito por: CUT-RS

notice

A Comissão Organizadora Estadual do RS da 2ª Conferência Nacional do Trabalho realizou, nesta quarta-feira (10), sua segunda reunião, com a presença das representações de trabalhadores, empregadores, do governo do estado e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O encontro marcou mais um passo na preparação da etapa estadual da conferência, que acontecerá no dia 12 de novembro, antes da fase nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

De acordo com o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego no RS e coordenador da comissão, Claudir Nespolo, o encontro foi fundamental para alinhar as condições necessárias para a realização da etapa gaúcha. “A conferência proporcionará ao mundo do trabalho no Rio Grande do Sul um ambiente propício para a discussão das relações de trabalho, negociação coletiva e segurança jurídica; mercado e futuro do trabalho; intermediação, qualificação profissional e competências; políticas públicas de emprego, trabalho, renda e os fundos que os financiam; articulação, coordenação, informação e monitoramento; e proteção e inclusão produtiva em emprego”, destacou.

Segundo Nespolo, serão também abordados temas centrais como desemprego, empregabilidade, novas formas de trabalho e inovação tecnológica. Ele ressaltou a importância do processo: “O diálogo social, essencial neste momento desafiador da nação, é fundamental. É imperativo que trabalhadores, empregadores e entidades representativas dialoguem com os governos para buscar a melhoria do ambiente de trabalho, visando um país desenvolvido com trabalho decente”.

Para a CUT-RS, que integra a Bancada dos Trabalhadores junto com as demais centrais sindicais, a conferência representa uma oportunidade estratégica de construção coletiva. A secretária de Comunicação da CUT-RS, Maria Helena de Oliveira, destacou a relevância do caráter tripartite e paritário do espaço. “Essa segunda conferência é um espaço importantíssimo de diálogo, no qual trabalhadores, empregadores e governo têm o mesmo peso nas decisões. Para nós, é fundamental debater o mercado de trabalho e as relações para buscar consensos que nos permitam participar de forma qualificada na etapa nacional”, afirmou.

A 2ª Conferência Nacional do Trabalho tem como objetivo central fortalecer o diálogo social e propor medidas para um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo, enfrentando os desafios do presente e do futuro do trabalho no Brasil.