MENU

Cozinha Solidária das Pretas assina termo de cooperação com o GHC

Além da Cozinha das Pretas, o projeto CUT com a Comunidade fortalece outras 17 cozinhas solidárias, promovendo segurança alimentar, economia popular e inclusão social em diferentes territórios.

Publicado: 27 Fevereiro, 2025 - 16h58 | Última modificação: 27 Fevereiro, 2025 - 17h17

Escrito por: Matheus Piccini

Comunicação GHC
notice

Na quarta-feira, 26 de fevereiro, o Auditório Jahyr Boeira de Almeida foi palco de uma importante assinatura de termo de cooperação entre o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e a Associação Cozinha das Pretas, com a participação de co-participantes de diversas entidades. O acordo tem como objetivo apoiar o funcionamento das cozinhas e hortas comunitárias, dentro de um projeto abrangente de Segurança Alimentar e Nutricional, voltado para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comunicação GHCComunicação GHC

A Cozinha das Pretas, uma iniciativa que já realiza um trabalho de socialização com a comunidade do entorno da Unidade de Saúde Santíssima Trindade, do GHC, tem se consolidado como um pilar de apoio à segurança alimentar em uma das áreas mais vulneráveis da cidade. Ana Paula da Silva, presidente da Associação, destacou a relevância da ação coletiva, reforçando a importância de políticas públicas eficazes no combate à fome. "Este projeto é um exemplo de como a união pode contribuir para a mudança e a melhoria da qualidade de vida da população", afirmou Ana Paula.

Comunicação GHCComunicação GHC

Além disso, o evento contou com a presença de importantes lideranças, como João Constantino Pavani Motta, diretor Administrativo e Financeiro do GHC, que ressaltou a relevância de apoiar projetos voltados para a segurança alimentar e nutricional. Gilberto Barichello, diretor-presidente do GHC, também enfatizou que iniciativas como essa são fundamentais para garantir uma atenção integral à saúde, principalmente em contextos de vulnerabilidade social.

Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, reafirma o compromisso da Central com o fortalecimento das cozinhas comunitárias por meio do projeto CUT com a Comunidade. Cenci explicou que a Central ajudou na montagem inicial da cozinha e também prestou assessoria direta no processo de formalização e registro da entidade, que obteve o CNPJ em agosto de 2024.

Com isso, a entidade pôde passar a celebrar acordos e convênios com outras entidades e projetos. A parceria estabelecida com a CUT-RS visa não só dar apoio técnico e operacional às cozinhas, mas também promover ações educativas, fortalecer a produção local e incentivar a criação de espaços de economia solidária. "A Cozinha das Pretas e outras iniciativas semelhantes são fundamentais para construir uma comunidade mais forte, emancipada e com acesso a um alimento saudável e equilibrado", afirmou Cenci.

Comunicação GHCComunicação GHC

O evento também contou com a presença de Quelen Tanize Alves da Silva, diretora de Inovação, Gestão do Trabalho e Educação do GHC, Eduardo Russomano Freire, gerente de Participação Social e Diversidade do GHC, e Glauto Lisboa Melo Júnior, superintendente Regional da Conab no Rio Grande do Sul, além de trabalhadores da instituição e jovens aprendizes.

Com o apoio do projeto CUT com a Comunidade, as cozinhas solidárias e hortas comunitárias se tornam ainda mais fortes, permitindo que as comunidades possam lutar por seus direitos e por um futuro mais saudável, justo e autossustentável.