Cozinhas solidárias recebem homenagem na Assembleia Legislativa do RS
As cozinhas do projeto CUT Comunidade e a CECOSOL foram homenageadas nesta quarta-feira (06). A CUT-RS trabalha na linha de frente apoiando as cozinhas solidárias desde a pandemia de Covid-19.
Publicado: 06 Novembro, 2024 - 17h24 | Última modificação: 07 Novembro, 2024 - 11h53
Escrito por: Cecília Petrocelli
As cozinhas comunitárias e solidárias que atuaram na enchente de 2024 receberam uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, na tarde desta quarta-feira (06). A iniciativa foi do Deputado Estadual Adão Pretto Filho (PT), para dar reconhecimento às cozinhas e movimentos sociais que estiveram na linha de frente com a população durante o período delicado da enchente no Estado. As cozinhas do projeto CUT Comunidade e a Central de Abastecimento de Cozinhas Solidárias (CECOSOL) foram algumas das iniciativas homenageadas.
Estiveram presentes na solenidade representando a CUT-RS oos dirigentes da executiva da Central e também sindicalistas do SindBancários/RS, Tiago Vasconcellos e Isis Garcia. Assim como a Central, o SindBancários atuou com uma cozinha solidária na sua sede, distribuindo alimentos e refeições durante as enchentes e também foi homenageado na solenidade. "Nesse espaço nós construímos uma cozinha solidária no espaço do SindBancários para somar forças durante a enchente. Da mesma forma que o projeto CUT Comunidade, pode chegar até as pessoas vulneráveis e ajudá-las." pontua Isis.
Para o Deputado Estadual Adão Pretto Filho, que também é coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Fome e Alimentação Saudável. “Muitas dessas mulheres, homens e jovens estavam na linha de frente e não haviam recebido esse reconhecimento do poder público, que na minha opinião, é uma obrigação do parlamento gaúcho fazer essa homenagem.”
Pretto também destacou o trabalho da Central Única dos Trabalhadores do RS na luta contra a fome. O deputado acompanhou de perto em outros momentos o trabalho da CUT-RS junto com as cozinhas solidárias. “Estive acompanhando a CUT desde a pandemia, vendo eles fazerem esse trabalho social e organizado que esteve na linha de frente para ajudar as pessoas estendendo a mão.” afirmou Adão.
As cozinhas parceiras do projeto CUT Comunidade contempladas pela homenagem foram a Associação Cozinha, a Associação de Mulheres Maria da Glória, a Cozinha Solidária Casa do Pedrão, a Associação Força Maior da Pedreira, a Cozinha da Tia Lúcia e a Central de Abastecimento das Cozinhas Comunitárias (CECOSOL) também foi homenageada.
Para Leonardo Rodrigues, membro da CECOSOL, a solenidade é um passo importante no reconhecimento das cozinhas. “Essa homenagem é importante para o reconhecimento público do trabalho das cozinhas, afinal elas trabalham com a garantia de um direito fundamental que é o direito à alimentação. As cozinhas são um exemplo de trabalho comunitário.” afirma Leonardo.
A CUT-RS segue na luta do combate à fome, com sua presença na CECOSOL e no projeto CUT Comunidade.