MENU

CUT-RS acompanha debate ‘Construindo agora o amanhã – em defesa da democracia’

Publicado: 13 Maio, 2025 - 11h38 | Última modificação: 13 Maio, 2025 - 11h46

Escrito por: CUT-RS

notice

A CUT-RS acompanhou o ciclo de debates promovido pela ADUFRGS-Sindical, “Construindo agora o amanhã – em defesa da democracia” com um painel que discute as conexões entre tributação, justiça fiscal e participação democrática. O encontro aconteceu nesta segunda-feira (12), às 19h, no auditório da entidade em Porto Alegre (RS).

Com mediação do professor Roger Sauandaj Elias, diretor de Assuntos da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Adufrgs, o evento reuniu três especialistas com trajetórias distintas na área econômica e fiscal: Dão Real Pereira dos Santos: auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, é presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais (Sindifisco Nacional) e integrante do Instituto Justiça Fiscal (IJF); Rosa Angela Chieza: professora de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Ligia Toneto: economista formada pela Universidade de São Paulo (USP).

“O evento tem o intuito de inflexionar o debate público na direção da valorização da educação, da democracia e da construção da cidadania. Nessa temporada, o foco está na promoção de debates em defesa da democracia, inclusive vamos reforçar esse lema”, explica o mediador.

Esse é o primeiro de três encontros a serem realizados do ciclo, que também abordaram a educação e as big techs. Para a professora Rosa, o aumento da desigualdade no Brasil e no mundo, traz impactos e fragiliza a democracia. Nesse sentido, ela defende que trazer e fomentar debates como o da reforma tributária, taxação de quem ganha mais são pautas importantes para que se possa fortalecer a democracia. “É a desigualdade que leva à exclusão social, à desesperança. Desesperançados votam em candidatos que propõem acabar com a democracia”.

A proposta do painel é fomentar o debate público sobre como o modelo tributário brasileiro pode ser transformado para combater desigualdades sociais e fortalecer a democracia.