MENU

CUT-RS, Centrais Sindicais e Federações participam de reunião com Ministro do Trabalho e cobram novas medidas de apoio aos trab...

Publicado: 07 Junho, 2024 - 20h46

Escrito por: CUT-RS

notice

A CUT-RS e Centrais Sindicais participaram de reunião virtual com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para discutir a MP 1.230 anunciada na visita do presidente Lula ao RS na última quinta-feira (6). As entidades também cobraram novas ações de apoio aos trabalhadores e a presença do estado e dos municípios na criação de medidas.

Para o presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, a MP apesar de atender as reivindicações feitas, não demarca um encerramento nas articulações, mas abre um prazo razoável para as centrais sindicais continuarem articuladas na defesa do trabalho e emprego. Apesar do auxílio de 2 parcelas de R$ 1.412 e a prorrogação por 4 meses dos acordos coletivos e convenções de trabalho representarem a vitória das centrais, essas medidas ainda não são suficientes para amparar a magnitude da crise. A CUT cobra agilidade para que medidas sejam colocadas em prática, o mais rápido possível.

Outro ponto importante levantado pelas centrais para ministro Marinho, é a presença do Estado do RS e dos municípios para implementar ações de apoio em outras áreas afetadas, como educação e saúde. Uma das propostas citadas foi o pagamento de uma terceira parcela do auxílio emergencial por parte do Estado do RS, para complementar as parcelas oferecidas pela MP. Outra medida cobrada é a de que o governo gaúcho utilize o Fundo do Turismo, com mais de 100 milhões de reais, no auxílio a outras categorias como os estudantes.

WhatsApp-Image-2024-06-06-at-18.55.08-1024x478WhatsApp-Image-2024-06-06-at-18.55.08-1024x478

“Nós das centrais, e depois também numa aproximação com setores empresariais, construímos 14 itens importantes, alguns acolhidos pela MP, que nós saudamos. E queremos manter essa ideia de sermos propositivos porque achamos que podemos colaborar pelo conhecimento da realidade que a gente acessa no dia a dia dos trabalhadores. Essa unidade deve continuar”, afirmou o presidente da CUT.

Durante a reunião, o ministro Luiz Marinho assumiu um compromisso de manter um contato permanente, para ouvir as centrais e buscar em conjunto, a criação de medidas que assegurem o direito à renda e ao emprego dos trabalhadores gaúchos.

Leia na íntegra o documento criado pela CUT-RS e centrais sindicais: Propostas das Centrais Sindicais de Trabalhadores à Presidência da República

Fonte: CUT-RS

Fotos: CUT-RS