MENU

CUT-RS debate justiça fiscal com presidente do Sindifisco Nacional

No terceiro encontro preparatório para a Plenária Estadual da CUT-RS, o presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real , expôs como o sistema tributário brasileiro aprofunda desigualdades

Publicado: 08 Agosto, 2025 - 09h21 | Última modificação: 08 Agosto, 2025 - 10h05

Escrito por: CUT-RS

notice

O terceiro encontro do Ciclo de Debates Preparatórios da Plenária Estadual da CUT-RS contou com a participação do auditor-fiscal da Receita Federal e presidente do Sindifisco Nacional, Dão Real Pereira dos Santos. Realizado no formato online, o debate aprofundou a compreensão sobre a estrutura tributária brasileira e suas distorções, que penalizam a população trabalhadora e beneficiam as grandes fortunas.

Com mais de 100 dirigentes sindicais presentes, Dão apresentou os principais mecanismos que sustentam a injustiça fiscal no Brasil, como a elevada tributação sobre o consumo, que afeta proporcionalmente mais os pobres, e a baixa tributação sobre a renda e o patrimônio dos mais ricos. Ele também destacou como essas distorções estão no centro das disputas políticas em torno da reforma tributária e apontou os desafios para construir um sistema mais progressivo e justo.

Segundo o presidente do Sindifisco Nacional, a mudança da estrutura tributária é fundamental para reduzir desigualdades, financiar políticas públicas e garantir direitos sociais. “O sistema atual transfere renda dos mais pobres para os mais ricos. É preciso inverter essa lógica e fazer com que quem tem mais contribua mais”, afirmou.

O ciclo de debates será encerrado no dia 16/08, às 19h, também no formato online, com a participação da diretora de governança e indicadores do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Verena Hitner, que abordará a estratégia de desenvolvimento da indústria do governo Lula.

Organizado pela CUT-RS, o ciclo busca preparar e enriquecer o repertório dos delegados e delegadas que participarão da Plenária Estadual, oferecendo subsídios para o debate político e sindical sobre os principais temas da conjuntura nacional.