MENU

CUT-RS e centrais sindicais participam de reunião com setor da indústria

Documento em defesa da soberania dos empregos e dos direitos dos trabalhadores foi entregue durante reunião com setores patronais na sede da Fiergs, em Porto Alegre

Publicado: 06 Agosto, 2025 - 16h09 | Última modificação: 06 Agosto, 2025 - 16h43

Escrito por: CUT-RS

Divulgação
notice

CUT-RS e centrais sindicais entregaram um documento em defesa da soberania dos empregos e dos direitos da classe trabalhadora diante do tarifaço de Trump ao Brasil, para entidades patronais durante reunião na Fiergs, na tarde da última terça-feira (6). 

Durante a reunião, as centrais sindicais relataram a situação preocupante para a indústria do RS. O levantamento apresentado pelo setor da indústria, revela que o impacto na economia do RS poderá representar uma queda de R$ 1,5 bilhão no PIB gaúcho, colocando em risco em torno de 20 mil postos de trabalho. 

Para a CUT-RS, garantir a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras gaúchos diante desse tarifaço é essencial. Setores industriais como o da celulose e pasta de madeira, calçados, produtos de madeira, máquinas e materiais elétricos, equipamentos metálicos, armas e munições, componentes de borracha, fumo e carnes serão os mais afetados.

 

As Centrais Sindicais apresentaram o documento que contém um conjunto de propostas de enfrentamento econômico e social:

  • Proteção dos empregos, da atividade econômica e dos direitos;
  • Defesa da Produção Nacional;
  • Institucionalização do Diálogo Social;
  • Apoio aos trabalhadores e empresas gaúchas;

 

A CUT-RS propõe que o Fórum das Centrais Sindicais tome a iniciativa de criar um comitê de crise formado por representantes das federações e sindicatos da indústria para analisar os impactos e produzir propostas de forma mais coletiva.