Escrito por: CUT-RS

CUT-RS e entidades Ação Civil Pública de responsabilização da Prefeitura de Porto Alegre

A CUT-RS, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Associação de Juristas pela Democracia (Ajurd) e o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) ajuizaram Ação Civil Pública (ACP), nesta sexta-feira (7). Para cobrar uma atuação responsável e adequada do Município no enfrentamento à crise decorrente das inundações em Porto Alegre.

A CUT junto com as entidades anexou aos autos documentos para comprovar a negligência da gestão do prefeito Sebastião Melo (MDB). "Queremos que o prefeito Sebastião Melo seja responsabilizado pelo descaso com a cidade de Porto Alegre durante esse período de enchentes." afirmou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Também foi cobrado do prefeito Melo um plano de atuação imediata, sintonizado com as ações previstas no Plano de Ações Emergenciais de Proteção e Defesa Civil em Áreas de Muito Alto Risco do município, com a remoção de fontes de perigo; o suprimento e distribuição de água potável e de energia elétrica; a limpeza urbana, desinfecção e desinfestação do cenário de desastre; o esgotamento sanitário e, no particular, o escoamento/drenagem das águas ainda represadas em diversos bairros do município, tais como Humaitá, Sarandi e Anchieta.