MENU

CUT-RS e centrais sindicais entregam documento a Lula em defesa da Trensurb pública

Publicado: 25 Fevereiro, 2025 - 16h22 | Última modificação: 25 Fevereiro, 2025 - 20h28

Escrito por: Cecília Petrocelli

notice
Ricardo Stuckert / PR

Nesta terça (24), a CUT-RS e Centrais Sindicais, movimentos populares e o Comitê de Usuários da Trensurb entregaram ao presidente Lula um documento pedindo a retirada da Trensurb do Programa Nacional de Desestatização (PND) e sua inclusão no Programa de Modernização das Estatais.

A CUT-RS defende a valorização do Trensurb. “É necessário o investimento no trensurb, ao contrário de qualquer privatização que se mostra fracassada no Brasil, precisamos de mais investimentos nas indústrias públicas e estatais.” pontua o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci. A privatização traria tarifas mais altas, precarização dos serviços e demissões, penalizando a população e os funcionários da empresa. 

Ainda na terça (24), após a entrega do documento, a Casa Civil do governo federal se manifestou sobre o tema. “A empresa não será vendida e nem seus funcionários demitidos. O governo estuda o redesenho do sistema para que possa atender a população de Porto Alegre”, diz a íntegra da nota, enviada pela assessoria de imprensa da Casa Civil ao Sul21.

A entrega do documento aconteceu durante a visita do presidente Lula em Rio Grande (RS) para assinar a licitação que marca a retomada do Polo Naval no município. Com investimento de cerca de R$ 1,6 bilhão, com expectativa de geração de 1,5 mil empregos diretos.

Seguimos na luta por um transporte público forte e estatal. Dizer não à privatização da Trensurb é defender um transporte público de qualidade, acessível e eficiente para milhares de trabalhadores e trabalhadoras da Região Metropolitana de Porto Alegre!