CUT-RS faz encontro com alunos dos cursos de qualificação social e profissional
Cursos iniciam neste sábado (15) na Escola Mesquita. Iniciativa é uma parceria entre a CUT-RS, Instituto Integrar e a Escola Mesquita.
Publicado: 14 Março, 2025 - 16h23 | Última modificação: 14 Março, 2025 - 16h32
Escrito por: Cecília Petrocelli

Na última quarta-feira (12), aconteceu o encontro geral com os alunos inscritos nos cursos de qualificação oferecidos pela parceria entre o projeto CUT com a Comunidade, o Instituto Integrar e a Escola Mesquita, na sede da CUT-RS. O encontro serviu para esclarecer dúvidas dos alunos e como o processo surgiu.
Os cursos de qualificação iniciam neste sábado (15) e vão até 7 de junho, com encontros todos os sábados, manhã e tarde, na Escola Mesquita (Av. do Forte, 77), em Porto Alegre. Foram oferecidos cursos de Instalador de painel fotovoltaico, Cuidador de idosos e Manutenção de Computadores. Os alunos também recebem apostilas para estudos, material pedagógico, almoço e lanche, transporte e um certificado de conclusão ao final do curso.
“Fizemos o processo de prospecção das pessoas em vulnerabilidade social, nos territórios e áreas mais periféricas na cidade e que estão interessadas nos cursos. Além disso, nós queremos alavancar a consciência e autonomia dos alunos e a importância de políticas públicas como essa.” pontua Leonardo Rodrigues, um dos coordenadores do CUT com a comunidade. Durante o evento, o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, representante da Escola Mesquita, Alisson Domingues Marques e Docimar Querubin, representando o Instituto Integrar.
O curso surgiu a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal gaúcha, Denise Pessôa (PT), que destinou verba para a capacitação profissional para pessoas em vulnerabilidade social na capital. A partir da parceria entre a CUT com a comunidade, o Instituto Integrar e a Escola Mesquita, o projeto saiu do papel.
As inscrições podem ser feitas até sábado (15), nos cursos de Instalação de Painel Fotovoltaico e Manutenção de Computadores, entrando em contato pelo (51) 99158-5097, através do CUT com a Comunidade.