CUT-RS participa da Conferência Livre LGBT e reforça luta por direitos e inclusão
CUT-RS leva propostas e defende cotas trans em Conferência Livre LGBT preparatória à Conferência Estadual de Direitos Humanos
Publicado: 15 Setembro, 2025 - 14h27 | Última modificação: 15 Setembro, 2025 - 15h22
Escrito por: CUT-RS

No último sábado, 13 de setembro de 2025, a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-RS, Luciana Nunes, participou da Conferência Livre LGBTQIAPN+, realizada em Porto Alegre, no auditório do SindBancários POA. O encontro é parte do processo preparatório para a Conferência Estadual dos Direitos Humanos, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro na capital gaúcha.
Durante a atividade, foram construídas coletivamente seis propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual, além de uma moção de apoio à Lei 022/25, da vereadora Natasha (PT), que trata da implementação de cotas para pessoas trans no serviço público municipal, tanto em concursos como em estágios.
“Foi muito gratificante ter estado aqui. Nós conseguimos reunir 48 pessoas nessa conferência, o que mostra a força da mobilização e garante legitimidade às propostas que levaremos para a Conferência Estadual”, destacou Luciana.
A secretária também ressaltou a importância da participação coletiva: “A ADUFRGS esteve presente através da minha representação e o coletivo LGBTQIAPN+ da CUT-RS participou ativamente da organização, mostrando que nossa central está comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”.
A Conferência Livre LGBT reafirma o papel do movimento sindical e popular na luta contra todas as formas de discriminação, fortalecendo a defesa dos direitos humanos e da diversidade no Rio Grande do Sul.