Escrito por: CUT-RS
Central destacou a importância da luta contra violações de direitos
A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT-RS, Luciana Nunes, participou, no dia 25 de setembro, da II Conferência Regional dos Direitos Humanos, no litoral norte, que reuniu mais de 120 pessoas em uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Direitos Humanos, marcada para os dias 24 e 25 de outubro.
Convidada pela organização, Luciana fez uma fala na abertura do evento e destacou a necessidade de reflexão sobre as múltiplas violações de direitos que atingem a sociedade.
“Sabe o quanto os nossos direitos humanos têm sido violados a todo momento? No Rio Grande do Sul, infelizmente, temos nos destacado nas estatísticas de feminicídio. A violência contra a mulher é algo que nos traz muito lamento e dor. Além disso, como mulher LGBT, sei que nossos direitos também sofrem violações constantes. Sou mãe de duas pessoas negras, jovens, e convivo com as dificuldades que perpassam as vidas de muitos jovens negros no nosso estado. Por isso é tão importante estarmos aqui hoje, discutindo essas questões”, afirmou a dirigente.
Luciana também lembrou que as violações de direitos não se limitam ao cenário local. Ao usar uma vestimenta com referência à Palestina, ela destacou o genocídio em Gaza como uma questão que mobiliza o mundo e não pode ser ignorada.
Após a fala inicial, a secretária da CUT-RS atuou como mediadora de uma mesa redonda com a participação do presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Júlio Alt, do deputado estadual Jeferson Fernandes e do professor Solon Viola.
Propostas debatidas
Na segunda parte da conferência, as pessoas participantes se dividiram em grupos de acordo com os cinco eixos temáticos definidos no regimento da Conferência Estadual. Cada grupo elaborou duas propostas relacionadas ao seu eixo e, além disso, outras três propostas gerais foram encaminhadas para a etapa estadual.
Educação, trabalho e a garantia de direitos para populações vulneráveis estiveram entre os principais temas discutidos.
Luciana valorizou a presença expressiva de jovens no encontro: “Que bom ver bastante juventude aqui, isso é uma maravilha. A gente precisa muito de vocês, porque a luta não começa e termina em um evento, mas segue no nosso dia a dia. Esse movimento é fundamental para transformar a realidade.”
A CUT-RS seguirá atuando nas etapas preparatórias e também na Conferência Estadual de Direitos Humanos, reafirmando seu compromisso com a defesa da democracia, da vida e da dignidade de todas as pessoas.