Escrito por: CUT-RS

CUT-RS prestigia entrega do relatório Pacto RS 25 pelo desenvolvimento sustentável

Fórum promoveu cerca de 20 processos participativos, incluindo debates, seminários regionais e plenárias livres

Lucas Kloss/ALRS

A CUT-RS esteve presente, na última terça-feira (27), no lançamento do relatório 2025 do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa gaúcha e do relatório técnico “Pacto RS 25: O Crescimento Sustentável é Agora”. Representaram a entidade o vice-presidente, Everton Gimenis, e a secretária-geral, Silvana Piroli.

Gimenis destaca que o estudo realizado pelo Fórum foi um trabalho de grande importância, que “serve como um parâmetro fundamental para a formulação de um programa de desenvolvimento econômico sustentável para o RS, uma vez que ouviu de forma ampla e democrática todos os setores da sociedade gaúcha”.

Divulgação/CUT-RSVice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, e a secretária-geral, Silvana Piroli, ao lado do presidente da ALRS, deputado Pepe Vargas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, que apresentou os relatórios da sua gestão, destacou que democracia e sustentabilidade são “um legado que a gente deixa, internamente, com o Plano de Logística Sustentável”. Também ressaltou que o relatório técnico pode servir como base para deputados e Executivo. “Aqui tem subsídios para pensarmos diretrizes de políticas públicas e projetos de lei que venham a trabalhar com isso”, concluiu.

A CUT-RS integra o colégio deliberativo do Fórum, ao lado de sindicatos e várias outras entidades. O Pacto RS 25 é um acordo sociopolítico que visa o desenvolvimento sustentável do Estado, fortalecendo a resiliência aos efeitos das mudanças climáticas. Ao longo do ano passado, o Fórum promoveu cerca de 20 processos participativos, incluindo debates, seminários regionais e plenárias livres. O Fórum atua na análise de dados, planejamento e debate sobre políticas públicas, abordando temas como economia, meio ambiente, gestão pública, transição energética. (Com informações da ALRS)