Escrito por: Matheus Piccini

CUT-RS promove caravana na cidade de Pelotas para debater reconstrução do Brasil

CUT-RS

A cidade de Pelotas foi palco de um importante evento organizado pela CUT-RS, na última terça-feira (20), como parte de sua caravana pelo estado. O encontro reuniu mais de 70 sindicalistas de nove sindicatos filiados à CUT-RS no Sindicato da Alimentação de Pelotas. A atividade teve como objetivo central fortalecer a atuação da classe trabalhadora no cenário político, discutindo as eleições municipais e estaduais, além de apresentar candidaturas de sindicalistas a cargos legislativos.

Ampla participação e debate qualificado

Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, destacou o sucesso do evento, ressaltando a presença massiva dos trabalhadores e trabalhadoras da região. "A caravana de Pelotas foi uma resposta positiva à convocação que reuniu toda a frente popular da região Sul, para debater a disputa do processo eleitoral, dentro do nosso compromisso de reconstruir o Brasil nas cidades", afirmou. Ele ressaltou a importância de unificar as bandeiras de luta da classe trabalhadora e impedir que a extrema direita governe a cidade.

A coordenadora da regional sul da CUT-RS, Ana Paula Rosa, também celebrou a realização do encontro, que contou com a participação ativa dos sindicatos da região. "A nossa atividade foi marcada por debates profundos sobre as questões locais e nacionais".

Fortalecimento das candidaturas de sindicalistas

No final do encontro houve a conversa com duas candidatas sindicalistas que disputarão as eleições municipais em Pelotas, ambas com candidaturas a vereadora. "Esse encontro também foi uma oportunidade para reforçar o compromisso dos nossos sindicalistas em se lançar nas disputas eleitorais, como foi decidido no último congresso da CUT-RS", explicou Ana Paula Rosa.

Além disso, o candidato a prefeito de Pelotas pela Frente Brasil da Esperança, Fernando Marroni, também esteve presente no evento, onde assinou uma carta-compromisso com as pautas defendidas pela CUT-RS. Marrone destacou a importância da união entre os movimentos sociais e a classe trabalhadora para construir uma cidade mais justa e democrática.

Análise de conjuntura e comprometimento eleitoral

A reunião, que se estendeu até as 17h30, foi avaliada como altamente produtiva pelos participantes. Foram discutidos temas relevantes tanto na esfera federal, quanto estadual e municipal, com uma análise de conjuntura que envolveu as principais questões enfrentadas pela classe trabalhadora. "Foi uma atividade positiva, nosso time de sindicalistas está agora totalmente comprometido com a questão eleitoral", afirmou Rosa.

Entre os sindicatos presentes, estavam o Sindicato da Alimentação de Pelotas, CPERS, Municipários de Pelotas, Bancários, Metalúrgicos, Frentistas, Jornalistas e o Sindicato das Domésticas. A caravana da CUT-RS segue agora para outras cidades do estado, levando adiante o compromisso de fortalecer a participação política da classe trabalhadora nas eleições e na defesa de seus direitos.