Escrito por: CUT-RS

CUT-RS promove Seminário “Economia Solidária e Sindicalismo” nesta quarta-feira (17)

Participação é aberta e essencial para fortalecer alternativas de desenvolvimento justo e democrático.

A CUT-RS convida trabalhadoras, trabalhadores e representantes sindicais para participar do Seminário “Economia Solidária e Sindicalismo”, que acontecerá nesta quarta-feira, dia 17, das 9h às 13h, no Auditório do SindBancários, em Porto Alegre. A atividade busca fomentar o debate sobre modelos econômicos alternativos baseados na cooperação, na autogestão e na valorização do trabalho humano.

O encontro pretende aproximar o movimento sindical das experiências e propostas da Economia Solidária, fortalecendo a construção de um projeto de desenvolvimento mais justo, democrático e inclusivo. A iniciativa integra uma agenda estratégica de debates que visam enfrentar desigualdades estruturais, ampliar a autonomia dos trabalhadores e impulsionar práticas econômicas que coloquem a solidariedade no centro das relações produtivas.

Para Admirson Medeiros, secretário de Economia Solidária da CUT Brasil, discutir o tema é essencial para enfrentar os desafios atuais. "Dialogar sobre a Economia Solidária é falar sobre trabalho decente, sobre a defesa do meio ambiente, sobre novos valores, como a solidariedade e a gestão participativa, e sobre novas formas de organização da produção e de acumulação de riquezas. Os desafios estão colocados, e o movimento sindical tem um papel a cumprir.”

O vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenez, reforça o convite e destaca a importância da atividade:O objetivo do seminário é fortalecer o debate sobre novas formas de organização econômica baseadas na cooperação, na autogestão e na valorização do trabalho, conectando a nossa luta sindical com a construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e inclusivo. Será um espaço importante para discutirmos alternativas que promovam autonomia, enfrentem as desigualdades e apontem caminhos para uma economia mais democrática e solidária.”

A CUT-RS ressalta que a participação de todas e todos é fundamental para ampliar o diálogo e consolidar alternativas que fortaleçam o movimento sindical diante dos desafios contemporâneos.