Escrito por: CUT-RS
O objetivo é discutir e construir de forma coletiva um plano de lutas estadual alinhado com a luta dos trabalhadores
Com o tema “A vida não tem hora extra”, a 17ª Plenária Estadual da CUT-RS será realizada nos dias 22 e 23 de agosto, no Salão de Atos Pompéia, localizado na Rua Barros Cassal, nº 220, próximo à sede da Central, em Porto Alegre. O encontro reunirá dirigentes, delegados e delegadas eleitos nas assembleias de base para debater a conjuntura, fortalecer a organização sindical e construir coletivamente um plano de lutas estadual alinhado às diretrizes da CUT Nacional.
“Nós teremos em torno de 350 entre delegados e convidados, para discutir e debater o nosso plano de lutas e nossas atividades para o próximo período. É por meio dessa construção coletiva que a Central Única dos Trabalhadores, age como a representante dos trabalhadores e dos sindicatos filiados, buscando a melhoria da qualidade de vida da massa trabalhadora do estado do Rio Grande do Sul, mas também a melhoria da qualidade de vida de todo o povo”, afirma a coordenadora da 17ª Plenária, Silvana Piroli.
A programação contará com debates com convidados e convidadas especiais, discussão e aprovação do Regimento Interno da CUT-RS. Apresentação e construção coletiva do Plano de Lutas e momentos culturais e de acolhida aos participantes.
Entre os temas em pauta estão a redução da jornada de trabalho, por meio da campanha “A vida não tem hora extra”, a luta pelo fortalecimento do movimento sindical e dos direitos trabalhistas. O combate ao avanço da extrema direita, a defesa da soberania brasileira, também fazem parte da construção coletiva da plenária.
Estão confirmadas as presenças do professor e economista Ladislau Dowbor, do Superintendente Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, do senador Paulo Paim e do presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre, que trarão análises e contribuições fundamentais ao debate dos delegados e delegadas.
A etapa estadual é também preparatória para a 17ª Plenária Nacional da CUT – João Batista Gomes (Joãozinho), que será realizada de 14 a 16 de outubro, reunindo dirigentes sindicais de todo o país para atualizar a estratégia da Central diante dos novos desafios impostos à classe trabalhadora.
“A CUT-RS quer contribuir não só com os direitos dos trabalhadores, quer contribuir com um Brasil soberano, solidário e voltado na defesa dos interesses da classe trabalhadora.” explica Silvana.
O prazo final para a realização das assembleias de base e eleição dos delegados e delegadas encerrou-se em 30 de junho. Agora, o próximo passo é fortalecer a unidade e a ação coletiva rumo à defesa dos direitos e da dignidade da classe trabalhadora.
Credenciamento
O credenciamento de delegados e delegadas acontece na sexta-feira (22), das 13h30 até às 21h, e no sábado das 8h às 10h. Imprensa pode se credenciar no mesmo horário, sem necessidade de aviso prévio, basta levar um documento com foto.