MENU

CUT-RS recebe CGIL e INCA em seminário e visitas em Porto Alegre

Publicado: 19 Novembro, 2024 - 14h57 | Última modificação: 19 Novembro, 2024 - 16h17

Escrito por: Matheus Piccini

CUT-RS
notice

A CUT-RS sediou, na última segunda-feira (18), um seminário internacional marcante com a presença de representantes da Confederazione Generale Italiana del Lavoro (CGIL), central sindical da Itália, e do Instituto Nazionale Confederale di Assistenza (INCA), que atua na defesa dos trabalhadores italianos, seus descendentes e brasileiros. O evento, realizado no auditório da CUT-RS, em Porto Alegre, celebrou os 150 anos da imigração italiana no Brasil, os 36 anos de atuação do INCA no país, e reforçou as parcerias históricas entre as instituições.

CUT-RSCUT-RS

Seminário internacional

O dia começou com o seminário “150 anos de imigração italiana: história, desafios e parceria”, destacando a colaboração entre sindicatos brasileiros e italianos. Valéria de Amorim Pio, presidenta do INCA Brasil, relembrou as origens do instituto, que começou sua atuação em São Paulo. “Nos primeiros anos, a assistência acontecia na casa de um italiano, que à noite ajudava seus conterrâneos com informações sobre direitos e aposentadorias”, contou Valéria. Desde então, o INCA fortaleceu laços com a CUT, que Valéria classificou como “nosso sindicato irmão”. Atualmente um reflexo desta parceria é a presença do escritório de Porto Alegre do Patronato INCA -CGIL na sede da CUT-RS em Porto Alegre.

CUT-RSCUT-RS

“Essa comemoração não é apenas uma lembrança histórica, mas também um momento de pensar alternativas que fortaleçam nossas atividades e nossa colaboração aqui no Brasil”, destacou Valéria.

CUT-RSCUT-RS

Salvatore Marra, coordenador de políticas europeias e internacionais da CGIL, ressaltou a importância de alianças globais entre sindicatos. “Em um mundo marcado por guerras, mudanças climáticas, digitalização e pobreza crescente, é essencial que os sindicatos de diferentes nacionalidades colaborem. Somente em nível internacional podemos melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora”, afirmou Marra.

CUT-RSCUT-RS

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, também destacou a importância de momentos como este para os debates sobre o fortalecimento sindical. “É essencial discutirmos como podemos nos organizar melhor, a importância da organização por local de trabalho e de pautarmos nas negociações coletivas temas como a redução da jornada de trabalho. Além disso, precisamos aperfeiçoar nossas parcerias, especialmente na área de comunicação”, apontou Amarildo.

CUT-RSCUT-RS

Ele também refletiu sobre os desafios da representação sindical em tempos de mudanças sociais e econômicas. “Precisamos começar a avaliar como nossas experiências sindicais podem contribuir para fortalecer ideias distópicas quando não reivindicamos a representação de trabalhadores autônomos, terceirizados e imigrantes, que hoje já compõem uma parcela significativa da classe trabalhadora no Brasil”, enfatizou o presidente.

Homenagem e solidariedade

Durante o evento, Salvatore Marra presenteou a CUT-RS, através do seu  presidente, Amarildo Cenci, com uma medalha comemorativa dos 100 anos da CGIL, relembrando a história da central italiana. Ele também mencionou o ataque fascista sofrido pela sede da CGIL em Roma, em 2021, e agradeceu à CUT Brasil pelo ato de solidariedade realizado no dia seguinte.

CUT-RSCUT-RS

“Esses gestos de união mostram que, mesmo em tempos difíceis, a solidariedade internacional entre sindicatos é fundamental para enfrentar os desafios globais”, disse Salvatore.

CUT-RSCUT-RS

Após o seminário, os representantes da CGIL e do INCA participaram de um almoço na sede da Central de Cozinhas Solidárias (CECOSOL), no Sindicato dos Aeroviários, onde discutiram ações conjuntas e projetos futuros. 

CUT-RSCUT-RS

Durante a tarde, Amarildo Cenci e Sarai Brixner, responsável pelo escritório de Porto Alegre do INCA, acompanharam os convidados em uma visita à Cooperativa Central Justa Trama que se articula com base na economia solidária e trabalha com a cadeia completa do algodão agroecológico. A iniciativa desenvolve desde roupas até a produção de outros materiais, feitos inteiramente de forma sustentável.

CUT-RSCUT-RS

Outro local visitado foi a Cozinha das Pretas, um espaço que simboliza resistência e protagonismo social, que faz parte do CUT Comunidade. Lá, os visitantes puderam conhecer o trabalho feito pela Ana e o espaço que está  sendo construído para fortalecer ainda mais o trabalho da cozinha solidária.

CUT-RSCUT-RS

O encontro reforçou o compromisso das entidades de construir estratégias conjuntas que fortaleçam a luta dos trabalhadores em tempos de crise global. Como destacou Salvatore Marra, “é em momentos de dificuldade que devemos estreitar os laços e reafirmar a nossa luta por direitos e justiça social”.