CUT-RS se solidariza com familiares e SindBancários diante do feminicídio de Simone
Publicado: 18 Setembro, 2025 - 11h45 | Última modificação: 18 Setembro, 2025 - 11h49
Escrito por: CUT-RS

A CUT-RS manifesta profundo pesar e solidariedade à família de Simone Oliveira da Silva, trabalhadora do setor de limpeza do SindBancários de Porto Alegre e Região, brutalmente assassinada na madrugada desta quarta-feira (17), vítima de feminicídio cometido pelo ex-companheiro.
Neste momento de dor, a Central também se solidariza com as trabalhadoras, os trabalhadores e as lideranças do SindBancários, que decretaram luto oficial e estão prestando apoio à família de Simone.
O crime, que ocorreu na casa da vítima, no bairro Morro Santana, em Porto Alegre, escancara mais uma vez a realidade cruel da violência de gênero. Sua morte, diante dos filhos menores, mostra a urgência de fortalecer políticas públicas de prevenção, proteção e acolhimento às mulheres.
A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Susana Lauermann, reforçou a indignação da Central: “É inaceitável que tais atos continuem a ocorrer, ceifando a vida de mulheres diariamente no estado. Neste momento, nos unimos em luto, mas reafirmamos nosso compromisso diário na luta contra essa barbárie.”.
Para a secretária, cada feminicídio é um alerta de que o machismo estrutural e a negligência do Estado continuam ceifando vidas. É preciso transformar o luto em luta, cobrando ações concretas, e compromisso político com a defesa da vida das mulheres.
“Faz-se urgente a implementação de políticas públicas eficazes para a proteção da vida das mulheres.”, completou a dirigente.
Reforçamos nosso abraço fraterno aos familiares, colegas e dirigentes do SindBancários. Que a memória de Simone inspire a resistência contra todas as formas de violência e nos convoque à construção de uma sociedade justa, igualitária e livre do patriarcado.
Pelo fim da violência contra as mulheres.
Pela vida, pela justiça, pela transformação.
Simone, presente!