Escrito por: CUT-RS
O filme ganhador do Oscar 2024 'Ainda Estou Aqui' foi exibido e logo após aconteceu o debate
Na última sexta-feira (30), a CUT-RS em parceira com o Coletivo Fora da Ordem, GRES Filhos de Maria, Coletivo Para Todos e a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa) levaram o filme ganhador do Oscar ‘Ainda Estou Aqui’ para uma sessão seguida de debate, na escola Filhos de Maria, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Também esteve presente a artista Luísa Nordin (nome artístico La gringa), que atua como agente territorial do Ministério da Cultura.
O principal objetivo era facilitar o acesso da comunidade ao filme brasileiro que recebeu o prêmio Oscar, além de promover um debate sobre a repressão da ditadura civil-militar e suas repercussões na cultura do país, refletindo até os dias atuais na classe trabalhadora e estudantil.
“Nós acreditamos que deveríamos buscar maneiras de democratizar o acesso aos filmes nacionais. Cada entidade assumiu uma responsabilidade específica, o que nos permitiu realizar essa iniciativa com êxito.” explica uma das organizadores da iniciativa, Camilla Eduarda Porto.
Ao final do debate, o militante histórico Humberto Cunha, que durante a ditadura militar foi militante da AP (Ação Popular), deu um relato sobre os anos em que foi perseguido e teve de viver clandestinamente. O Militante se emocionou ao recordar de sua prisão e das torturas que sofreu nas dependências do DOPS.