MENU

Defesa do Serviço Público marca a posse da nova diretoria do Sindiserf/RS

Com compromisso renovado e defesa firme do serviço público, a nova direção assume com o desafio de fortalecer a luta por mais direitos, valorização dos servidores e um Estado a serviço da classe trabalhadora.

Publicado: 07 Abril, 2025 - 11h17

Escrito por: Sindiserf/RS | Editado por: CUT-RS

notice

As diretoras e diretores que estarão à frente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS) na gestão 2025/2027 foram empossados na noite de sexta-feira (4). A solenidade realizada na sede da Associação dos Servidores do Incra do RS (Assincra), foi marcada por um clima descontraído e de defesa do Serviço Público. Sindicalistas de várias categorias, representações parlamentares e governamentais, servidores públicos, familiares, amigos, parceiros, assessorias e trabalhadores do Sindicato marcaram presença na cerimônia.

“Agora não mais uma chapa e sim, a direção do Sindiserf/RS. Saudamos a democracia e que sejam diretores de todas e todos os servidores”, declarou o presidente da comissão eleitoral, Evandro Leonir da Silva ao empossar a diretoria eleita no dia 29 de novembro de 2024.

 “Mais e melhores serviços públicos garantem cidadania e para isso é preciso servidores e que estes sejam valorizados”, afirmou o secretário-geral do Sindicato, Walter Morales Aragão assim que foi empossado. Ele explicou o conceito do trabalho e lamentou que muito servidores públicos não se sentem parte da classe trabalhadora. “E isso é um desafio para a gente, o Brasil tem pouquíssimos funcionários públicos e a maioria são municipais”, contou.

O dirigente foi categórico ao afirmar “sem anistia para golpistas” e lembrar as atrocidades da ditadura. “Ainda hoje é muito importante sabermos que queremos um estado melhor, democrático”, garantiu. De acordo com ele, o estado serve ao capitalismo e “é muito bom ter um governo progressista e popular, mas o estado como está configurado hoje não foi feito para nós, classe trabalhadora”.

Walter encerrou seu discurso, declarando que a posse é um momento de celebração e dos membros da diretoria recarregarem suas forças, por fim, citou o poeta Paulo Leminski e a frase “Na luta de classes, todas as armas são boas: pedras, noite e poemas.”

 Representações

O diretor da Condsef/Fenadsef, José Alves parabenizou os empossados e ressaltou a “satisfação estar aqui, com servidores do Rio Grande do Sul, parte fundamental da nossa Confederação”. O dirigente destacou as lutas e desafios enfrentados no último período como a pandemia, a enchente e os anos de congelamento salarial da categoria. “Em todas essas batalhas, a força do RS foi determinante para sairmos mais fortes. E agora, contamos com todos em Brasília, na grande Marcha da Classe Trabalhadora, no dia 29 de abril”, convocou ele.

Após, o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis, saudou a nova diretoria. “Para a CUT-RS é uma honra ter o Sindiserf/RS entre os seus filiados. Temos certeza da importância dos servidores públicos para o país, são vocês que garantem o básico para a população e são referência para outras categorias. Ótima gestão para essa diretoria”, declarou.

O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), José Cleber Dias de Souza; o presidente da Assincra, Dionisio Weschenfelder; o presidente da Associação dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do PECMA (Asibama), Joelsio Luiz Barbosa dos Santos, o presidente do Sindicato dos Empregados em Entidades Sindicais e Órgão de Classe (Sindisindi), Baptista Rocha; o diretor do Sindicato dos Petroleiros do RS (Sindipetro), Dary Beck Filho e a diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do RS (Sindisprev/RS), Sandra Maria Natividade Thomaz Oliveira também saudaram a nova diretoria.

Representações dos mandatos da deputada estadual, Sofia Cavedon (PT) e do deputado estadual, Miguel Rossetto (PT) também estavam presentes na posse.