Escrito por: Cecílie Petrocelli/CUT-RS

DIEESE faz formação sobre o trabalho e a pauta ambiental para sindicatos e centrais

O ‘Trabalho, Meio Ambiente e transição justa: Rumo à COP 30’ discutiu os principais pontos de conexão entre o meio ambiente e o mundo do trabalho.

CUT-RS

Na tarde desta quarta-feira (23), o DIEESE realizou uma formação sobre meio ambiente e mundo do trabalho e a COP 30, para sindicatos e centrais sindicais, em Porto Alegre. O encontro aconteceu na sede do Sindipolo-RS, e a CUT participou da discussão, junto com outras entidades como Cpers, Sindipetroleiros, Sindicato dos Sapateiros,Sindipolo, Sindbancários, Sindiágua e Sinpro.

CUT-RS

O tema foi apresentado pelo pesquisador e economista do DIEESE, Cloviomar Pereira, e mediado pelo diretor do DIEESE, Ricardo Franzoi. "Os trabalhadores não estão incluídos no debate ambiental e eles são os mais afetados. É preciso trazer o debate ambiental para dentro do movimento sindical. O Dieese está trazendo esse tema para os trabalhadores.” pontou Cloviomar durante a formação.

CUT-RS

A CUT-RS acompanhou o debate e reforçou a sua posição de apoio à preservação do meio ambiente, mas acima de tudo, de entender como as mudanças climáticas já estão afetando os trabalhadores. Um exemplo claro desse impacto foram as mudanças sofridas com as enchentes de maio de 2024. Centenas de trabalhadores perderam suas casas, empregos, e suas condições de trabalho. 

CUT-RS

As mudanças climáticas já se tornaram uma realidade cada vez mais presente no dia a dia, pontuou o economista. Pensando nisso, o DIEESE trouxe uma provocação importante para o movimento sindical: pensar em como a pauta ambiental pode impactar as negociações coletivas das categorias.

CUT-RS

Após a apresentação do tema, Ricardo Franzoi mediou o debate e a conversa entre sindicalistas presentes.