Em plenária, metalúrgicos da CUT-RS fortalecem campanha pela redução da jornada
Em plenária estadual, trabalhadores definem reajuste de 10% e intensificam mobilização pela campanha "A vida não tem hora extra".
Publicado: 21 Março, 2025 - 14h44
Escrito por: FTMRS | Editado por: Matheus Piccini

Os sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) definiram a pauta para a campanha salarial 2025/2026 durante a plenária realizada nesta quinta-feira (20), no auditório do Sindipolo, em Porto Alegre. O encontro reuniu mais de 100 dirigentes sindicais e teve como destaque a apresentação da campanha nacional pela redução da jornada de trabalho, iniciativa que está mobilizando sindicatos em todo o país.
A principal reivindicação da campanha salarial será um reajuste de 10%, recuperando perdas salariais dos últimos anos e garantindo o poder aquisitivo dos trabalhadores. Outras pautas incluem o fim do teto para reajuste, piso salarial de R$ 2.101,41, vale-alimentação de R$ 815,57 e novos benefícios para trabalhadores, como liberação de dois dias anuais para mulheres cuidarem da saúde e ampliação da licença-maternidade para seis meses.
Campanha pela redução da jornada
Em paralelo às discussões salariais, a plenária serviu como palco para a apresentação da campanha “A vida não tem hora extra”, iniciativa da CUT-RS para reduzir a jornada de trabalho sem redução salarial.
CLIQUE AQUI E ACESSE O MATERIAL DA CAMPANHA
Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, ressaltou que a campanha busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de reduzir as jornadas extenuantes e valorizar os trabalhadores. "Queremos que os trabalhadores tenham mais tempo para suas vidas, para suas famílias, e para o lazer. Um país com uma jornada menor e melhores salários é um país mais justo e desenvolvido", afirmou.
A secretária de Comunicação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, frisou a necessidade de engajamento dos sindicatos para ampliar o alcance da campanha, levando o debate às fábricas, às câmaras municipais e aos diferentes setores da sociedade.
Com um cronograma de atividades para fortalecer tanto a campanha salarial quanto a luta pela redução da jornada, os metalúrgicos da CUT-RS dão um passo firme na defesa dos direitos dos trabalhadores. A mobilização e a unidade serão decisivas para conquistar melhores condições de trabalho e qualidade de vida.