Exposição 'Nau dos Insensatos' critica o estado mínimo e cobra justiça

Cartunistas do Grifo e CUT-RS inauguram a exposição 'Nau dos Insensatos' com painel inspirado em Guernica, que critica o estado mínimo e cobra justiça por tragédias ambientais

Publicado: 06 Setembro, 2024 - 10h18

Escrito por: Matheus Piccini

Joni Oliveira/CPERS

Nesta quinta-feira (05), o Grifo, jornal dos cartunistas da Grafar (Grafistas Associados do RS), com produção da CUT-RS, abriu ao público a exposição “Nau dos insensatos: O Naufrágio do Estado Mínimo”, que ocupará o salão de eventos da FETRAFI-RS, até a próxima quarta-feira (10).

Com o envolvimento de cerca de 20 ilustradores, os mais de 60 cartons, além da atração principal, um painel gigante inspirado no quadro Guernica do artista Pablo Picasso, com 7 metros de largura por 3 metros de altura, arrancou uma salva de palmas das centenas de pessoas que acompanharam a abertura.

A obra é resultado de um trabalho de dois meses do grupo de cartunistas da Grafar. Com curadoria de Celso Schröder, a obra é assinada por Edgar Vasques, Santiago, Bier, Hals, Kayser, Fabiane Langona, Uberti, Bruno Ortiz e Eugênio Neves.

“Esperamos que esse trabalho tenha uma permanência, que registre e que sirva de alerta para as futuras gerações e que agora cumpra o seu papel de cobrar justiça a quem deveria ter exercido suas funções e se existe alguém, que deva ser punido”, avalia Celso, cartunista do GRIFO.

Apoio da CUT-RS foi fundamental

O cartunista Eugênio Neves, destacou o desafio do processo de criação do painel, uma vez que todos os artistas trabalham geralmente em pequeno formato. Além disso agradeceu o apoio da CUT-RS, “Essa parceria foi fundamental. Quando entra o recurso, facilita muito nosso trabalho, e foi o que possibilitou entregarmos essa obra, essa crítica em forma de humor para a população de Porto Alegre”.

Autora da tira Viver Dói, que sai diariamente no jornal Folha de São Paulo, Fabiane reflete que “culpar a natureza é nivelar por baixo, pois temos que lembrar que essa catástrofe tem culpados, quando essa não foi a primeira vez que as comportas tiveram que ser fechadas. Existe sim responsabilidade do estado em toda essa tragédia”.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, destacou que a Central abraçou o projeto desde o início, por acreditar no seu potencial de reflexão e crítica.”Queremos que essa exposição percorra outros lugares, para que mais pessoas possam prestigiar e que a gente assuma a tarefa de lutar cada vez mais, para cuidar do meio ambiente e responsabilizar, de fato, quem foram os responsáveis por essa tragédia”.

O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas a candidata a prefeita de Porto Alegre, Maria do Rosário (PT), do ex-prefeito Raul Pont, do ex-governador Olívio Dutra e grandes nomes da cena cultural do Rio Grande do Sul.

A exposição também conta com o apoio do Sindjors, Sindbancários-RS, Sintrajufe-RS, CPERS, Adufrgs Sindical, FETRAFI-RS e Grafar.