FETRAF-RS Fortalece agricultura familiar na 47ª Expointer com registro sindical

Publicado: 03 Setembro, 2024 - 16h17 | Última modificação: 03 Setembro, 2024 - 16h24

Escrito por: Matheus Piccini

MTE/Divulgação

Durante a 47ª Expointer, a FETRAF-RS teve uma participação marcante, consolidando sua importância na defesa e promoção da agricultura familiar no Rio Grande do Sul. Em um contexto desafiador, marcado pelas enchentes devastadoras, que ameaçavam a realização do 26º Pavilhão da Agricultura Familiar, a FETRAF-RS destacou a resiliência dos agricultores e a necessidade de adaptação a novas realidades.

Um dos principais momentos foi a entrega oficial do registro sindical à FETRAF-RS no dia 28 de agosto, no Pavilhão da Agricultura Familiar. Este reconhecimento formaliza a FETRAF-RS como a entidade de representação da agricultura familiar no estado, fortalecendo sua atuação na melhoria das condições de vida dos agricultores. Douglas Cenci, coordenador geral da FETRAF-RS, celebrou esse marco histórico, enquanto Claudir Nespolo, superintendente do Ministério do Trabalho, ressaltou o orgulho em reconhecer a trajetória de luta da federação.

Para o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, a Expointer é um espaço dos grandes negócios do Agro, mas também engloba a experiência que é de fato da agricultura familiar. "A Agricultura é cultura expressa no galpão da Agricultura Familiar, onde ali é a base da vida, base da produção histórica que o RS tem." pontua Cenci, sobre a importância da Agricultura Familiar.

A Expointer também foi palco de uma reunião técnica promovida pela FETRAF-RS no dia 30 de agosto, focada no crédito agrícola e na ampliação da produção sustentável. O encontro contou com a participação de representantes do governo e de cinco entidades financeiras, onde foram discutidas medidas para adaptar o crédito agrícola à promoção da sustentabilidade e resiliência climática, além da operacionalização do Decreto 12.138, que concede descontos em créditos rurais para agricultores afetados pelas chuvas de maio de 2024.

Além disso, um seminário realizado pela FETRAF-RS abordou a transição para um modelo de produção mais sustentável. Valdemar Arl, assessor da federação, apresentou o método "Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e outras Culturas" (SPDH+), que promove uma agricultura mais autônoma e de baixo carbono. Representantes do governo estadual e federal reafirmaram seu apoio a inovações agronômicas e políticas públicas voltadas à transformação do modelo produtivo.

Em meio às adversidades, a participação da FETRAF-RS na 47ª Expointer simbolizou a força, a persistência e o compromisso com a sustentabilidade da agricultura familiar gaúcha.