Escrito por: BdF RS

Fórum Social Mundial e entidades realizam seminário internacional em Porto Alegre

Debates e atividades nas ruas nos dias 20 e 21 de janeiro abordam democracia, equidade e justiça socioambiental

Divulgação

O Seminário Internacional Democracia, Equidade e Justiça Socioambiental - combater o fascismo, as desigualdades e o racismo socioambiental inicia nesta segunda-feira (21), em Porto Alegre. O evento é coordenado por coletivos do Fórum Social Mundial (FSM) e celebra os 22 anos da edição de estreia do FSM, realizado pela primeira vez em 2001, na capital gaúcha.

O seminário dá continuidade aos debates promovidos pelo Instituto Novos Paradigmas (INP) no ano de 2024. Funciona como abertura dos debates internacionais sobre Democracia e Combate aos Autoritarismos no Sul Global, que serão realizados em 2025 no Uruguai e Chile.

Entre os objetivos está articular organizações e movimentos sociais que participam dos processos do FSM e do Fórum das Resistências para denunciar os autoritarismos, exigir a punição dos golpistas e elaborar uma agenda comumde lutas. Também articular as atividades com a participação das organizações e movimentos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro deste ano em Belém (PA), e o FSM em Porto Novo, no Benin, em março de 2026.

Em Porto Alegre, dando início as atividades, na segunda-feira (20), às 17h, acontece uma aula pública coletiva na Praça da Matriz. Intitulada ‘Democracia em Tempos de Crise’, terá a presença do ex-prefeito de Porto Alegre e presidente do Conselho do INP, Tarso Genro, e da ex-deputada federal Socorro Gomes, com mediação de Jorge Branco, Conselheiro do INP; e participação de Rima das Minas, grupo de rap santa-mariense que atua no movimento Hip Hop.

Na sequência, às 19h, na Praça da Matriz, ocorre o ato de rua 'Vozes e Tambores pela Democracia'. A programação segue na terça-feira (21) com mesas de debates abordando temas como democracia e defesa de direitos, crises de governança global, colapso climático e desafios do mundo do trabalho.

As atividades têm a organização do INP, Associação Cultural José Martí, CUT RS, CAMP Escola do Bem Viver, Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Vida e Justiça, Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, IDHES Instituto, Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz, Convergência Socioambiental, CEA, UNEGRO, Levante Popular da Juventude e Fórum Social Mundial Coletivos.

Programação completa

Abertura na segunda-feira (20)

17h: Aula pública coletiva: Democracia em Tempos de Crise
Com Tarso Genro e Socorro Gomes; mediação de Jorge Branco
Local: Praça da Matriz

19h: Ato de rua: Vozes e Tambores pela Democracia
Com Jussara Cony, Eneias da Rosa e Ni do MNLM
Local: Praça da Matriz

Mesas temáticas na terça-feira (21)

9h: Democracia participativa e defesa de direitos
Com Luciano Fedozzi, Cristiano Schumacher, Débora Rodrigues, Romi Benck, Fabiane Lara; mediação de Daniela Tolfo
Local: CAMP – Praça Parobé, 130, 9º andar

10h: O mundo multipolar e a crise dos sistemas de governança global
Com o Embaixador Antônio Patriota, Oded Grajew, Embaixador Adolfo Castellanos Elis Regina, Rosy Zuñiga; mediação de Marajuara Azembuja e Mauri Cruz
Virtual: https://www.youtube.com/c/CEAALtv

14h: Colapso climático, a COP 30 e os desafios dos movimentos socioambientais
Com Babá Diba, Íyá Cláudia Chu, Kuty Kaigang, Li Rassier Paula Medeiros; mediação de Lucimar F. Siqueira e Cris Medeiros
Local: CEA – Av. Joaquim Porto Vilanova, 143 – Vila Pinto – Bairro Bom Jesus

14h: Trabalho Decente: Redução da jornada de trabalho
Com Claudir Nespolo, Lucia Garcia, Marcelo D’Ambroso e Luiz Alberto de Vargas
Local: SindBancários – R. Gen. Câmara, 424, Centro

17h: Mesa de Convergências: Caminhos para um outro mundo possível: as agendas que nos movem
Local: SindBancários – R. Gen. Câmara, 424, Centro