Fundador do MST, João Pedro Stédile recebe homenagem na Assembleia Legislativa do RS
A honraria máxima do Parlamento gaúcho foi entregue pelo deputado Pepe Vargas, que representou a presidência da Assembleia Legislativa.
Publicado: 17 Dezembro, 2024 - 13h48
Escrito por: Cecília Petrocelli
O líder nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (16), em Porto Alegre. A cerimônia aconteceu no Salão Júlio de Castilhos e contou com a presença de dezenas de militantes, líderes e apoiadores da causa. A CUT-RS também esteve presente, prestando apoio à homenagem ao legado de Stédile e do MST.
Durante o discurso de entrega, o deputado Adão Pretto, que propôs a homenagem, destacou a importância do MST na história da luta agrária no RS. A honraria máxima do Parlamento gaúcho foi entregue pelo deputado Pepe Vargas, que representou a presidência da Assembleia Legislativa.
Stédile recebeu a homenagem e afirmou que a medalha era fruto da luta de centenas de militantes do MST e do próprio movimento que completa 40 anos de história. No seu discurso, Stédile trouxe uma aula de história sobre a luta por terra e reforma agrária travada no RS, mesmo com todas as repressões e ataques, como os deputados de direita apresentaram requerimento para impedir a entrega da medalha, mas por ausência de viabilidade jurídica o pedido não foi aceito.
“O capitalismo não resolve os problemas do povo, só os agrava.” pontuou Stédile durante sua fala sobre a luta dos trabalhadores contra a mão pesada do capitalismo. A cerimônia foi marcada por gritos e cantos de apoio.
A homenagem foi encerrada na Praça da Matriz, onde centenas de militantes sem-terra que chegaram em marcha desde o acampamento no Incra/RS, esperavam por Stédile para celebrar.
A CUT-RS celebra a luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e seus 40 anos de luta contra o monopólio dos latifundiários e o agronegócio financiado pelo capitalismo.