MENU

Governo Federal beneficiou 80 mil agricultores afetados pelas enchentes no RS

Publicado: 09 Janeiro, 2025 - 14h16 | Última modificação: 09 Janeiro, 2025 - 14h25

Escrito por: Cecília Petrocelli

notice

Durante visita ao Estado, nesta quinta-feira (9), o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, apresentou um balanço de todos os investimentos do Governo Federal para a retomada da agricultura familiar e para a reconstrução dos assentamentos da reforma agrária no RS. Ao todo, 80 mil agricultures foram beneficiados.

O trabalho da Comissão Especial de Análise de Operações de Crédito Rural do Rio Grande do Sul, que analisou os pedidos de produtores rurais que tiveram grandes perdas de produção com as enchentes que atingiram o estado em maio. Foi concedido mais de R$ 1 bilhão em descontos para renegociação de crédito rural, beneficiando cerca de 80 mil agricultores, incluindo quilombolas, indígenas e pescadores artesanais.

Durante a solenidade, também estiveram presentes diversas autoridades políticas, como o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que destacou a importância do trabalho de auxílio do Governo Federal durante a calamidade. Pretto também citou e homenageou o trabalho da CUT-RS durante a enchente, com a organização e o apoio às cozinhas solidárias para distribuir alimentos, e dos sindicatos filiados que ofereceram suas sedes para abrigar a população.

Além das enchentes, historicamente, o Rio Grande do Sul também sofre com a estiagem que prejudica o trabalho dos agricultores ano a ano. Para o Coordenador Geral da Fetraf-RS, Douglas Cenci, os agricultores familiares que tiveram suas dívidas suspensas, junto com o processo de negociação, e as políticas de auxílio do governo permitiram a retomada da atividade do setor.

Cenci também pontua que é necessário seguir construindo novas medidas capazes de dar sequência. “Precisamos construir medidas que permitam a completa reconstrução da agricultura familiar, investir em tecnologias que auxiliem um setor que cada vez mais sofre com as mudanças climáticas. Construir uma agricultura sustentável é uma necessidade diante do contexto atual ", explica.

A fala do ministro Paulo Teixeira também foi de encontro com o tema da agricultura sustentável. Ele reforçou que o compromisso das ações emergenciais oferecidas pelo governo federal ao RS foram apenas uma parte do trabalho a ser feito. Teixeira pontuou a importância de pensar de forma conjunta com outros órgãos responsáveis novos modelos agrícolas para que o cultivo não seja destrutivo para a terra.