GREVE DOS RODOVIÁRIOS: QUEM LUTA CONQUISTA. VENCEU A DEMOCRACIA!

Publicado: 19 Fevereiro, 2014 - 17h40

Nestes primeiros dias de 2014 demos uma extraordinária demonstração de unidade, mobilização e luta. O nosso movimento fez a sociedade discutir o transporte coletivo. Impedimos as costumeiras manobras dos empresários. Não deixamos que o sindicato vendesse a nossa convenção coletiva. Outra grande conquista do nosso movimento foi justamente a força da mobilização, com assembleias de rodoviários – foram três assembleias com mais de mil rodoviários. Decidimos democraticamente os rumos da nossa convenção coletiva. Ao longo dos 15 dias de greve estivemos unidos. As 14 garagens entraram juntas em greve e juntos suspendemos o movimento. Enfrentamos a mídia conservadora, derrotamos a patronal, desmascaramos o prefeito e conquistamos o apoio da população.SOBRE O JULGAMENTO DO TRT:Devemos ter claro que o TRT não nos deu nada. Foi a nossa mobilização e disposição de continuar a luta que fez com que o TRT julgasse a proposta que arrancamos dos empresários. Não se tem notícia na história do TRT gaúcho uma decisão como essa.AS NOSSAS CONQUISTASFim do banco de horas até agosto de 2014 -  Reajuste salarial de 7,5% - Aumento do tíquete refeição para R$ 19,00 -  Plano de saúde com contrapartida R$ 10,00O dissidio ainda não terminou por que a justiça não se pronunciou sobre os dias parados e as punições. Por isso reafirmamos que é necessário seguirmos vigilantes e mobilizados. Não aceitaremos em nenhuma hipótese qualquer punição e alertamos os empresários que caso ocorra demissões não hesitaremos em paralisar novamente o sistema.A LUTA CONTINUANossa luta não vai parar. A convenção coletiva se encerra mais a vida segue. Vamos continuar avançando para obter mais conquistas só que desta vez por empresas e consórcios. Nada impede que a nossa mobilização continue pautando questões especificas por garagem.REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO PARA 36 HORAS E O PLS 271/2008Um dos maiores desafios para o futuro é reduzir a nossa jornada de trabalho para 36 horas. Pensando nisso, assumimos o compromisso de organizar uma campanha de redução da jornada, levando essa discussão nas garagens e acumulando forças para essa conquista.Por isso é importante garantirmos que o nosso Congresso aprove PLS (Projeto de Lei do Senado) – 271/2008 (Estatuto do Rodoviário) que prevê redução da jornada, pagamento de hora extra, aposentadoria especial com 25 anos de serviço, 30% risco de vida, etc.COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO E COMANDO DE GREVE