Escrito por: Cecília Petrocelli

‘Guernica da enchente’: obra de arte faz crítica e reflexão sobre as enchentes no RS

Abertura da exposição acontece nesta quinta-feira (5) em Porto Alegre. Obra inspirada no quadro Guernica de Pablo Picasso é carro chefe da exposição de cartunistas gaúchos com apoio da CUT-RS

CUT-RS

Idealizada e executada pelos cartunistas gaúchos, a obra ‘Nau dos Insensatos - O Naufrágio do Estado Mínimo’ é a grande protagonista da exposição que será lançada na próxima quinta-feira (5), pelo GRIFO com apoio da CUT-RS, às 19h na sede da FETRAFI-RS em Porto Alegre. Nove dos mais renomados cartunistas gaúchos se uniram na criação de um painel de medidas imponentes, com 7 metros de largura por 3 metros de altura. A obra é inspirada no quadro Guernica do artista Pablo Picasso.

O cartunista Celso Schröeder, que faz parte do GRIFO e é um dos artistas responsáveis pela obra, afirma que o intuito inicial do painel era registrar a tragédia inédita no RS causada pelas enchentes. “É esse misto de tragédia climática com uma tragédia nitidamente política. Assentada no negacionismo, no neoliberalismo que privatiza e que desmantela o Estado. Esta exposição nasce para fazer isso, registrar e denunciar, como faz todo desenho de humor, como faz todo cartum, como faz toda charge.” afirma Schröeder.

”Guernica da enchente”

A obra do pintor espanhol Pablo Picasso também foi uma das inspirações para os cartunistas. O quadro Guernica (1937) retrata o bombardeio à cidade de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939) e carrega uma forte crítica ao fascismo alemão.

“Então, a nossa primeira ideia é que ela tinha que ser uma obra que registrasse o tamanho da tragédia, por isso que nos veio a primeira inspiração que sempre nos pautou, o quadro Guernica do Picasso, que chamamos entre nós (os cartunistas) de Guernica da enchente.” Afirma Schroeder. Para ele, esse quadro registra uma tradição dos cartunistas gaúchos de intervir de forma rápida e decisiva na vida política ao redor.

A obra “Nau dos Insensatos - O Naufrágio do Estado Mínimo” é resultado de um trabalho de dois meses do grupo de cartunistas da Grafar (Associação de Artistas Gráficos do RS). Com curadoria de Celso Schröder, a obra é assinada por Edgar Vasques, Santiago, Bier, Hals, Kayser Fabiane Langona, Uberti, Bruno Ortiz e Eugênio Neves. A exposição da obra acontecerá dia 5 de setembro, na sede da FETRAFI-RS em Porto Alegre. Durante cinco dias, a população poderá visitar a exposição do painel, que também acompanhará a exposição de 60 cartuns em formato A3, assinados por outros artistas do RS.

“Esperamos que esse trabalho tenha uma permanência, que registre e que sirva de alerta para as futuras gerações e que agora cumpra o seu papel de cobrar justiça a quem deveria ter exercido suas funções e se existe alguém, que deva ser punido”, avalia Celso, cartunista do GRIFO.

Os cartunistas também participam do jornal de humor O GRIFO, que circula online há quatro anos. A exposição é produzida pelo GRIFO, com apoio da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul e percorrerá o estado nos próximos meses. 

 

“Para nós foi com muita alegria que a gente foi lembrado e convidado pra ser o produtor que auxiliou de forma determinante na viabilização desse evento. Afinal, a CUT Se identifica com os cartunistas, que são artistas populares Inconformados, indignados e engajados por um mundo mais justo, igual”. Afirmou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

 

A exposição também conta com o apoio do Sindjors, Sindbancários-RS, Sintrajufe-RS, CPERS, Adufrgs Sindical, FETRAFI-RS e Grafar.