Lula no RS para inaugurar moradias e ampliar investimento no estaleiro de Rio Grande
CUT-RS entrega carta ao presidente em defesa da redução da jornada, do fim da escala 6x1 e de atenção ao setor petroquímico
Publicado: 21 Janeiro, 2026 - 11h04 | Última modificação: 21 Janeiro, 2026 - 11h31
Escrito por: CUT-RS | Editado por: CUT-RS
Uma delegação com centenas sindicalistas e outras cerca de 5 mil pessoas estiveram presentes, na última terça-feira (20/01), nas cerimônias com o presidente Lula, em Rio Grande/RS.
Os eventos marcaram a entrega de 1.276 habitações do programa Minha Casa Minha Vida e a assinatura de contratos de investimento no Estaleiro de Rio Grande, para a construção de cinco navios gaseiros.
Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, entregou ao presidente Lula uma carta da entidade reivindicando a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6x1, e um outro documento solicitando atenção especial ao setor petroquímico, que passa por uma crise no país. O CPERS também entregou um ofício endereçado ao presidente com as principais pautas da categoria para 2026.

Pela manhã, Lula participou da cerimônia de entrega de moradias populares no complexo habitacional Junção, composto por seis empreendimentos com casas e apartamentos. As habitações entregues também irão beneficiar famílias que perderam suas casas na enchente de 2024. Lula destacou a meta do governo de entregar 3 milhões de habitações até o final do ano em todo o país.
À tarde, Lula assinou contratos entre a Transpetro, Petrobras e as empresas que atuam no Estaleiro de Rio Grande, para a construções dos novos navios.
Prestigiaram as cerimônias dirigentes do Sindicato dos Estivadores, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindipolo, Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Sindipetro, Sinterg, Cpers, Siticepot, entre outros.