Nota da CUT-RS:Contra a anistia aos golpistas e a conivência do PSD de Eduardo Leite
CUT-RS denuncia que o PSD, partido do governador Eduardo Leite, defende a anistia aos golpistas do 8 de janeiro, abrindo caminho para a impunidade e novos ataques à democracia
Publicado: 15 Setembro, 2025 - 11h28 | Última modificação: 15 Setembro, 2025 - 11h39
Escrito por: CUT-RS

A CUT-RS denuncia a posição do PSD, partido do atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que reafirmou apoio ao projeto de anistia para condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Encontro com a bancada federal do partido ocorreu em Florianópolis, onde o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, declarou ser favorável à anistia e defendeu que o tema seja pautado no Congresso Nacional. Tal postura representa um grave ataque à democracia brasileira, pois busca apagar crimes cometidos contra as instituições e contra a vontade soberana do povo expressa nas urnas.
É inadmissível que, em vez de defender a punição exemplar de quem atentou contra a constituição, a democracia o Estado Democrático de Direito, o partido do governador Eduardo Leite escolha se alinhar aos que tentaram destruir a democracia, atentaram contra a constituição e ameaçaram a vida de autoridades legitimamente eleitas.
A CUT-RS se soma às vozes que dizem não à anistia dos golpistas! Trata-se de momento histórico de condenar e colocar na prisão os criminosos, que usando do poder, atentaram contra a lei existente. É a primeira vez na história do Brasil que altas patentes das forças armadas e um ex-presidente da república são condenados por golpe e tentativa de golpe de Estado. Sem responsabilização, abre-se o caminho para novos ataques à democracia.
Defender a anistia aos golpistas é passar pano para criminosos. Os mesmos que defendem mais cadeias e penas para os pobres, querem livrar os condenados de suas penas. Defender o Brasil com mais direitos, democratico e soberano é um dever de todos que se consideram patriotas. O Rio Grande do Sul e o Brasil precisam de partidos e de uma classe política que respeite as regras democráticas e constitucionais existentes.
Democracia sempre! Ditadura nunca mais! Sem anistia para os golpistas!