Nota da CUT-RS em apoio à greve dos aeroviários do RS e do Brasil
Publicado: 05 Dezembro, 2025 - 11h01
Escrito por: CUT-RS
A CUT-RS manifesta seu total apoio aos aeroviários e aeroviárias do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil, que decretaram estado de greve e iniciam operação essencial nesta sexta-feira (5), em diversas bases organizadas pela FENTAC/CUT.
Em Porto Alegre, a resposta da categoria foi massiva: quase 400 trabalhadores participaram da assembleia, e mais de 97% aprovaram a greve, diante do recuo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), que retirou avanços econômicos e sociais prometidos nas negociações.
Os aeroviários acumulam perdas salariais ano após ano, enquanto as empresas aéreas registram lucros elevados. A categoria está cansada de ver seu poder de compra minguar e exige respeito, valorização e condições dignas.
Diante desse cenário, os sindicatos da base da FENTAC/CUT, entre eles o Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, já estão encaminhando todas as medidas legais necessárias para a realização da operação essencial, que garante a segurança das atividades vitais da aviação, mas libera os trabalhadores da obrigação de executar qualquer tarefa que vá além do básico.
Sem o trabalho dos aeroviários a aviação não sai do chão.
A CUT-RS reforça sua solidariedade e seguirá ao lado da categoria na luta por dignidade no trabalho e justiça no salário.
Todo apoio à greve dos aeroviários!