Novembro Sindical Unificado: CUT-RS e sindicatos reforçam a luta antirracista
Sindicatos da CUT-RS promovem ações unificadas em novembro para reforçar a luta antirracista e celebrar a Consciência Negra, com atividades de mobilização, debates e marchas por todo o estado.
Publicado: 14 Novembro, 2024 - 18h43 | Última modificação: 19 Novembro, 2024 - 10h51
Escrito por: Matheus Piccini
Em 2024, o Novembro Sindical Unificado Antirracista, organizado por sindicatos CUTistas, pelo SindijusRS e por movimentos antirracistas, preparam uma série de ações e atividades em defesa da igualdade racial e da valorização da cultura negra no Brasil. Este mês de mobilizações, que coincide com o Mês da Consciência Negra, foi pensado para aprofundar o debate sobre o racismo estrutural nas relações de trabalho e na sociedade em geral.
O Novembro Sindical Unificado Antirracista é organizado por Sindjus-RS, CUT-RS, Fetrafi-RS, CPERS, Semapi-RS, Sintrajufe, Sindiserf, Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS de Pelotas, SindiBancários POA, SindiBancários do Litoral Norte, Sindicato da Alimentação de Pelotas, Movimento Negro Unificado (MNU) e Policiais Antirracistas.
Construção um mês de luta
Isis Garcia, secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS, destacou a importância de levar a discussão sobre o racismo para dentro dos sindicatos. Para ela, é essencial que os sindicalistas, que acreditam em uma política antirracista, atuem ativamente na construção de uma consciência racial crítica e na luta por direitos iguais. "Nós entendemos que, como sindicalistas, temos que trazer esse debate para o mundo do trabalho. Não podemos separar as lutas que envolvem a nossa população negra da nossa luta por direitos", afirmou Isis.
A atividades iniciam com a realização do evento em Pinheiro Machado, em homenagem aos 180 anos do Massacre de Porongos, episódio histórico que envolveu a morte de centenas de negros escravizados em 1844, acontece entre os dias 14 e 16 de novembro.
"O movimento negro, tem como nossa principal luta fazer com que Porongos vire um patrimônio histórico. Acreditamos que este é o caminho para apagar a farsa do 20 de setembro", disse Isis, fazendo referência ao marco comemorativo da Revolução Farroupilha, que até então tenta apagar outras narrativas históricas, como o Massacre de Porongos.
Marcha Zumbi Dandara e a conquista do feriado nacional
A luta pela promoção do Dia da Consciência Negra, comemorado no 20 de novembro, é uma das bandeiras históricas do movimento negro no Brasil. Após décadas de mobilização, em 2024 finalmente o feriado será nacional.
“O dia 20 de novembro é celebrado como um momento de reflexão sobre a luta do povo negro e suas conquistas, mas também para continuar a transformação da sociedade, combatendo o racismo estrutural e a invisibilidade da população negra”, defende Isis.
"A nossa luta pelo dia 20 de novembro é, acima de tudo, uma luta de reconhecimento da nossa história e da nossa cidadania. Somos 56% da população, mas muitas vezes, ainda somos tratados como invisíveis, como subalternos. O 20 de novembro é um marco para a nossa luta e para a construção de uma sociedade verdadeiramente antirracista", afirmou.
Programação e ações
O mês de novembro está repleto de atividades de mobilização quanto debates e reflexões no ambiente sindical. A programação incluiu:
14 a 16/11 – Abertura do Novembro Sindical Unificado no Museu de Porongos, em Pinheiro Machado, com o acampamento e atividades históricas sobre o massacre de Porongos. 15/11 – Painel sobre racismo ambiental, sistema financeiro e educação, no Sindicato da Alimentação de Pelotas, com Isis Garcia e Caetano representando o SindBancários e a CUT.
14/11 a 29/11 – Durante todos o mês de novembro, o SindBancários realizara diversas atividades. A programação conta com rodas de conversa, exposição de fotos de Orixás, exibição de filmes no CineBancários, jantar e feira de produtos afro. Mais informações clique aqui.
17/11 – Marcha do Hip-Hop, com concentração no Mercado Público de Porto Alegre, para ressaltar o papel da cultura hip-hop na luta antirracista.
18/11 – Roda de conversa sobre a Conscientização Negra no TRE, mediada por Isis Garcia.
18/11 - Espetáculo “Afro Sambas”, com Glau Barros, Gilberto Oliveira e Mário Martins. Mais informações clique aqui.
19/11 – Marcha Independente Zumbi Dandara, com concentração na Esquina Democrática e a live “Por uma sociedade antirracista”, promovida pelo SindBancários do Litoral Norte. Mais informações clique aqui.
20/11 – Feriado da Consciência Negra, com celebrações e atividades de reflexão sobre a luta negra e a busca por uma sociedade mais justa.
23/11 – Encontro de encerramento do Grupo de Leitura Antirracista do Sintrajufe, para reforçar o compromisso com o combate ao racismo dentro das organizações sindicais. Mais informações clique aqui.
Consciência antirracista
Este Novembro Sindical Unificado Anti-Racista reforça a necessidade urgente de continuar avançando nas pautas de combate ao racismo, valorização da cultura negra e igualdade de direitos no Brasil. As atividades realizadas ao longo do mês não apenas celebraram as conquistas históricas, como o feriado da Consciência Negra, mas também destacam o quanto ainda há de trabalho a ser feito, especialmente no que se refere à desconstrução das práticas racistas no ambiente de trabalho e na sociedade em geral.
O movimento sindical, especialmente nas bases da CUT, reafirma seu compromisso com a construção de um Brasil antirracista, onde a população negra possa exercer sua cidadania de forma plena e sem discriminação.