Outubro Rosa 2024: mês de prevenção precoce do câncer de mama
Publicado: 01 Outubro, 2024 - 14h54
Escrito por: CUT-RS
Outubro é o mês de conscientização e mobilização para prevenção e detecção precoce do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade para ampliar a abordagem da saúde da mulher trabalhadora e a prevenção do câncer, de forma mais ampla, incluindo também o câncer do colo do útero.
“Agora é a hora de colocar a saúde das mulheres mais uma vez como foco. O mês de outubro marca o combate do câncer de mama e do câncer do útero, e também a necessidade de nós mulheres trabalhadoras olharmos para a nossa saúde, cuidamos tanto dos outros, do nosso trabalho e da nossa família. É o momento de parar e olhar para nós, para nossa saúde física e mental.” explica a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Suzana Lauermann.
A orientação é que a mulher observe e faça o exame de toque nas suas mamas sempre que se sentir confortável, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, sem técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia. É importante informar as mulheres e os profissionais de saúde sobre o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama.
O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, com grandes desigualdades regionais e maior incidência e mortalidade nas Regiões menos desenvolvidas do País, em especial a Região Norte. Está em curso uma chamada global para a eliminação da doença por ser praticamente 100% prevenível por vacina e rastreamento. A detecção precoce do câncer do colo do útero é feita atualmente pelo exame citopatológico do colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos.
“Então companheiras, façamos os nossos exames! Devemos tratar a nossa saúde como prioridade, para que nós possamos seguir nessa luta dura e árdua. Nesse mês de outubro, vamos priorizar a nossa saúde companheiras!” pontua Suzana Lauermann.
Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA)