Petroquímicos em campanha salarial fazem ato na BR 386

Publicado: 14 Fevereiro, 2014 - 21h32

Os trabalhadores diretos do Polo Petroquímico realizaram, durante cerca de quatro horas na manhã desta quinta, dia 13, uma manifestação em frente a 23 Lancheria e Restaurante (Rodovia BR-386, Km 423). Os trabalhadores pressionam as empresas para que sejam retomadas as negociações e que elas apresentem avanços na proposta.Segundo o presidente do Sindipolo, que representa estes trabalhadores, Carlos Eitor Rodrigues, a última reunião foi em dezembro e desde então, as empresas não retornaram à mesa de negociação.Eitor diz que entre as categorias que têm data-base no segundo semestre,inclusive os petroquímicos de outros estados, todas já estão com suas negociações fechadas. “Mas aqui no Polo do RS, as empresas não retomam a negociação e não avançam em sua proposta”. Ele lembra que a proposta de reajuste de 7,6% de forma escalonada foi rejeitada pelos trabalhadores em duas assembleias, realizadas em dezembro de 2013.A categoria também foi aprovou uma contraproposta de reajuste salarial de 8%, sem escalonamento;  auxílio educação para os trabalhadores da Braskem, Innova, Lanxess KELL, Borealis e Oxiteno; abono de férias de 80% de um salário, mais 1/3 de lei; extensão do auxílio-creche para os trabalhadores (homem) e  Vale Alimentação (VA) mensal de R$ 250,00.Eitor informa que as manifestações poderão ter continuidade e serem fortalecidas, caso as empresas não revejam sua postura e tratem com respeito a negociação.A manifestação aconteceu paralela a atividades dos trabalhadores terceirizados do Polo,que lutam por um Acordo de Parada digno.