Porto Alegre sofre com alagamentos após chuva intensa nesta quinta (26)

Publicado: 26 Setembro, 2024 - 14h45 | Última modificação: 26 Setembro, 2024 - 15h10

Escrito por: CUT-RS

Pedro Piegas

Após chuvarada intensa na madrugada desta quinta-feira (26), Porto Alegre sofre com alagamentos em diversos pontos da capital. Quatro meses após a enchente de maio, que devastou a Capital e outras cidades do estado, mais uma vez as regiões dos bairros Humaitá, Vila Farrapos, Navegantes, São Geraldo, Sarandi, Bom Fim, Centro Histórico são afetados pelo acúmulo de água.

Ricardo GiustiRicardo Giusti

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) o problema dos alagamentos se deve apenas por entupimentos, obstrução dos bueiros, redes quebradas ou necessidade de jateamento em algum ponto. A entidade ainda reforçou que o sistema de drenagem é insuficiente diante de altos volumes de chuva, como as chuvas de quarta (25) e quinta (26).

As enchentes de maio escancaram a insuficiência do sistema e a falta de preparo da gestão municipal. Parte da água das chuvas ficam detidas em bueiros e bocas bocas de lobo, o diretor-adjunto afirma que foram feitas varreduras após a enchente de maio. Porém os alagamentos em diversos pontos da cidade nesta quinta (26), fica nítido que mesmo após quatro meses os problemas estruturais seguem os mesmos.

O resto do estado também enfrenta problemas com a onda de temporais, desde sábado (21/9), um sistema meteorológico tem atuado sobre o Rio Grande do Sul, causando instabilidades como fortes chuvas e tempestades em diversas regiões do Estado. A Defesa Civil estadual começou a enviar alertas por SMS, redes sociais e site oficial horas antes dos eventos meteorológicos. Foram emitidos 57 alertas até o final da manhã desta quinta-feira (26/9).

Com informações de GZH e Secom RS