Escrito por: CUT-RS

Projeto CUT com a Comunidade distribui 200 refeições para moradores em situação de rua no Centro de Porto Alegre

O projeto CUT com a Comunidade esteve na tarde de sexta-feira (22), junto com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região (Sindbancários) e o jornal Boca de Rua, embaixo do Viaduto da Conceição, no Centro da Capital, distribuindo 200 refeições para moradores e moradoras em situação de rua.

Duas cozinhas comunitárias participaram da ação: a da Dona Lúcia, do bairro Mário Quintana, e da Lianes Santos, conhecida como Morena, da vila Timbaúva. E não foi por acaso que o local escolhido para esse movimento foi o Viaduto da Conceição.

“A Dona Lúcia, quando veio do interior com os filhos, morou ali. E ela faz questão sempre de voltar no local, falar com o pessoal, fazer alguma ação para ajudar o povo que mora por ali. Muito importante fazer essa conexão das cozinhas dos territórios com a população de rua e ainda ter a experiência familiar da Dona Lúcia”, destacou o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

conceição3.600

Comunidade

A iniciativa CUT com a Comunidade é uma experiência de sucesso de organização, solidariedade e cidadania, construída durante a pandemia em vários territórios na periferia da capital gaúcha.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, recorda que tudo foi possível graças aos sindicatos parceiros e ressaltou também o apoio da cooperativa Cresol. “Se vamos reconstruir o Brasil, nós precisamos de trabalho decente, escola boa, transporte público de qualidade, de parceiros de verdade e que as nossas comunidades estejam organizadas para lutarem por seus direitos”, enfatiza. “Projeto inovador, o CUT com a Comunidade está fazendo a diferença na vida das pessoas e fortalecendo os laços em diversas comunidades".

Conforme o dirigente, o projeto tem como objetivo combater a fome, levar alimento à mesa dos trabalhadores, melhorar a qualidade de vida, promover educação e formação de qualidade, fazer prestação de serviços e levar cultura às regiões mais vulneráveis da cidade.

conceição2.600

Construção coletiva

Salete Martins, assessora da CUT-RS para o projeto, destacou que “o projeto é uma ação que busca promover cidadania, através da construção coletiva, conectando as causas sociais com diversos setores da sociedade”. Ela explicou que ele é baseado em quatro alicerces: trabalho, serviços, cultura e educação/formação.

“Dentro do eixo trabalho estão presentes as cozinhas comunitárias, galpões de reciclagem, hortas comunitárias e a economia solidária. Já na parte de serviços, a CUT oferece a regularização documental, assessoria jurídica e assessoria técnica”, explicou Salete.

Na cultura, o projeto conta com o apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, que disponibiliza a sala de cinema da entidade para a exibição de filmes para crianças das comunidades.

Em relação à formação e educação, a intenção é possibilitar qualificação profissional e oferecer cursos preparatórios para o ENEM e o ENCCEJA, assim como aulas de reforço para crianças e adolescentes.

O projeto também criou um curso de capacitação para as lideranças interessadas em disputar uma vaga nas eleições para o Conselho Tutelar. Foram oferecidas 120 horas de aulas, em parceria com a Escola Técnica Mesquita, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre.