Escrito por: CUT-RS
Porto Alegre recebe nesta quarta (3) a Jornada Nacional de Debates sobre a reforma do Imposto de Renda, iniciativa do DIEESE e das centrais sindicais para enfrentar a desigualdade tributária no Brasil.
A Jornada Nacional de Debates, promovida pelo DIEESE em parceria com as centrais sindicais, chega a Porto Alegre nesta quarta-feira (3) para discutir um tema central para o futuro do país: a reforma do Imposto de Renda (IR) como passo decisivo para a justiça tributária. O encontro acontece a partir das 14h, no auditório do Sindipolo (av. Júlio de Castilhos, 596, 8º andar, Centro). A participação é gratuita e aberta ao público.
Segundo Ricardo Franzoi, técnico do DIEESE, o debate marca um momento histórico, em que “estamos discutindo o primeiro projeto que enfrenta a desigualdade tributária no Brasil. Uma coisa é enfrentar a miséria, a pobreza, a fome – que é necessário e foi o primeiro passo. Agora entramos em uma nova etapa: enfrentar a desigualdade estrutural do nosso sistema tributário”.
A atividade integra a programação nacional da Jornada, que acontece entre agosto e setembro em 17 capitais onde o DIEESE possui escritórios regionais. O objetivo é aprofundar a reflexão sobre a necessidade de uma reforma no IR que reduza privilégios e contribua para a construção de um sistema mais justo, no qual quem tem mais contribua mais e quem tem menos pague menos.
A CUT-RS destaca a importância da mobilização e do engajamento dos dirigentes sindicais e da classe trabalhadora neste debate, já que o atual modelo tributário brasileiro penaliza os mais pobres, isenta grandes fortunas e perpetua desigualdades.
INFORMAÇÕES:
Evento: Jornada Nacional de Debates – Reforma do Imposto de Renda: um passo para a justiça tributária
Data: 3 de setembro (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Sindipolo – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Petroquímicas de Triunfo
Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 596, 8º andar, Centro, Porto Alegre
Mais informações: (51) 99334-1707 | rosaura@dieese.org.br