Sindicalismo e cidadania foram pauta do 3° Encontro CUT Comunidade
Encontro entre lideranças do projeto e participantes aconteceu no último domingo (30).
Publicado: 03 Abril, 2025 - 17h03 | Última modificação: 07 Abril, 2025 - 11h32
Escrito por: Cecília Petrocelli/CUT-RS

No último domingo (30) aconteceu o 3° Encontro Geral do Projeto CUT Comunidade, durante o dia todo, na sede campestre do SINTAE-RS, em Gravataí. Estiveram presentes, além dos organizadores do projeto, mais de 50 lideranças comunitárias, sindicalistas e movimentos sociais que se juntaram na construção coletiva do encontro. O encontro também foi apoiado pelos sindicatos Cpers, Fetrafi-RS, Semapi, Sinpro, Sindbancários POA.
Durante a manhã do encontro, aconteceu a formação política para os participantes que abordou a história da Central Única dos Trabalhadores e o papel do sindicalismo no apoio às lutas comunitárias. Um dos objetivos principais da formação, segundo um dos organizadores do CUT Comunidade, Leonardo Rodrigues, é levar informação sobre as políticas públicas. “Impulsionar a autonomia dos líderes e a importância da organização política.”
A Secretária de Formação da CUT-RS, Helenir Schürer, também participou da formação. A secretaria trouxe um panorama político sobre o Brasil. Sobre a atuação da CUT-RS. Além disso, ao final da manhã, foi discutido o planejamento para as ações do CUT Comunidade em 2025. Algumas das ações discutidas foram a regularização das cozinhas solitárias, mutirões de regularização de CNPJs e cinemas ao ar livre, organização de festas nas comunidades e outros projetos que serão desenvolvidos ao longo do ano.
O Encontro foi mais um passo importante para fortalecer os laços já existentes e projetar novos rumos para o projeto. Seguimos na luta!