SindJoRS celebra 82 anos com programação especial e debate para jornalistas
A programação pode ser acompanhada pelas redes sociais do SindJoRS e da CUT-RS. O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul completa 82 anos nesta segunda (23).
Publicado: 23 Setembro, 2024 - 11h39 | Última modificação: 23 Setembro, 2024 - 13h34
Escrito por: SindJoRS | Editado por: Cecília Petrocelli
O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) comemora nesta segunda (23), 82 anos de existência onde a luta para que as e os jornalistas tenham, como as(os) demais trabalhadoras(es), dignidade econômica com salários justos, condições de trabalho corretas e com o reconhecimento da importância do papel que exercem nas sociedades democráticas.
Dentro das comemorações destes 82 anos de luta pela dignidade profissional e melhoria da qualidade de vida das e dos jornalistas, o sindicato filiado à CUT-RS inicia uma série de debates e discussões sobre temas importantes para a categoria e toda a sociedade chamada: “Conversa de Jornalista”.
Sindjors - Por que queremos conversar? Porque vivemos uma nova realidade mundial e com ela nunca foi tão importante que houvesse um jornalismo sério, competente, dinâmico e entendemos que por isto é imprescindível debater temas que impactam diariamente nossas vidas profissionais e pessoais. O que é o “Conversa de Jornalista”? É uma nova ferramenta de comunicação do Sindicato que tem como público-alvo jornalistas, estudantes de jornalismo, entidades representativas dos profissionais de comunicação bem como a sociedade em geral.
O programa de aniversário se propõe a debater sobre o trabalho das e dos jornalistas e dos veículos de comunicação durante a catástrofe climática que ocorreu no RS, como também sobre a Inteligência Artificial, o mundo do trabalho e como esta nova realidade vem influenciando a vida das sociedades.
A transmissão on-line ocorrerá nas redes sociais do SindJoRS em parceria com o Jornal Brasil de Fato RS e com a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS).
Confira a programação:
DIA 23 de setembro de 2024, segunda-feira, às 19h (on-line)
COBERTURA JORNALÍSTICA DA CATÁSTROFE CLIMÁTICA NO RS
Passados quatro meses da maior catástrofe climática que assolou a sociedade gaúcha nós, jornalistas, reafirmamos a importância do trabalho dos profissionais de comunicação durante a cobertura realizada nesta tragédia.
Para debater a cobertura jornalística da catástrofe climática participam os profissionais da comunicação que atuaram diretamente nestes eventos, são eles: Luciamen Wink, do Correio do Povo, Bruna Suptitz, do Jornal do Comercio e BandNewsFM, Eugenio Bortolon, do Brasil de Fato RS, Isabel Clavelin, do SindJoRS, Roberto Villar Belmonte, da Universidade Uniritter, e Samira Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas. A mediadora desta Live é a jornalista, professora e ambientalista Ilza Girardi.
DIA 24 de setembro de 2024, terça-feira, às 9h (on-line)
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MERCADO DE TRABALHO
O uso da inteligência artificial (IA) na cobertura jornalística diária é uma realidade concreta e não faz mais parte exclusivamente dos filmes de ficção científica. A AI vem mudando as regras diárias do mercado de trabalho e embaralhando as cartas do jogo construído pelas empresas, pelos governos e pelas organizações impactando diretamente na tomada de decisões estratégicas de negócios, políticas públicas e, até mesmo, nas eleições.
Para conversar sobre a Inteligência Artificial e Mercado de Trabalho convidamos Janine Berg, que é economista sênior do Departamento de Pesquisa da OIT/Genebra, Claudir Nespolo, que é o Superintendente Regional do Trabalho no RS, Antonio Carlos Porto Jr, especialista em advocacia sindical e advogado do SindJoRS, e Jonas Campos, repórter especial da RBS TV. A mediação será da jornalista baseada em Genebra/ Suíça e diretora do Sindicato, Mônica Cabañas.