MENU

STIMEPA completa 94 anos de lutas, conquistas ao lado dos trabalhadores gaúchos

Ex-presidentes que estiveram a frente da entidade, destacam a trajetória e atuação do Sindicato, que hoje celebra aniversário e ganha novo site com mais funcionalidade e acessibilidade.

Publicado: 19 Março, 2025 - 16h26 | Última modificação: 19 Março, 2025 - 17h01

Escrito por: Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA | Editado por: CUT-RS

Por Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA
notice

Neste dia 19 de março de 2025, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) celebra seus 94 anos de história, marcados por lutas, conquistas e compromisso com os direitos da categoria. Fundado em 1931, no contexto do início da industrialização brasileira, o então chamado Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Porto Alegre surgiu para defender os trabalhadores. A CUT-RS celebra e parabeniza os 94 anos de luta pelos trabalhadores.

O STIMEPA é filiado a CUT-RS e participa na construção da luta dos trabalhadores e da democracia brasileira. "Parabenizamos também a categoria, que faz uma boa luta e é um exemplo de organização sindical para outras categorias. Os metalúrgicos de Porto Alegre tem uma história que envolve a luta pela democracia, redemocratização e o enfrentamento da ditadura. A Central se orgulha muito porque esse sindicato faça parte da linha de frente da luta da CUT." pontua o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Conversamos com alguns dos últimos presidentes que passaram pela entidade. Todos ressaltam a importância da representatividade do Sindicato nas lutas por melhores condições para a categoria metalúrgica e para os trabalhadores em geral, mas também sua importante atuação junto da comunidade.

Claudir Nespolo, foi presidente do STIMEPA e também da CUT-RS

O ex-presidente do Sindicato, Claudir Nespolo, lembrou que a trajetória da entidade é marcada pelo cuidado e atenção aos trabalhadores. “Em 1931, quando o presidente Getúlio Vargas dava início ao processo de industrialização do país, um grupo de metalúrgicos no Rio Grande do Sul se lançou na defesa dos trabalhadores e criou o então chamado Sindicato dos Operários Metalúrgicos de Porto Alegre, uma atitude histórica porque criaram um sindicato que desde o seu nascedouro sempre se preocupou com a categoria”, conta Claudir. De acordo com o ex-presidente, excetuando o período em que o Brasil viveu a intervenção militar, especialmente nos anos de 1960, com a cassação de direitos, o Sindicato sempre foi uma voz importante na luta pela democracia, cidadania, justiça social e pelos direitos dos trabalhadores.

Ex-presidente do Sindicato, Jurandir Damin, também foi diretor da Escola Mesquita

Para Jurandir Damin, celebrar os 94 anos do STIMEPA é celebrar também os milhares de metalúrgicos que fizeram e fazem parte dessa história. “Nesses anos todos, milhares de metalúrgicos ajudaram a construir essa entidade. Ajudaram a construir do ponto de vista da sua estrutura e também das lutas, sustentando a ideologia e as políticas dos trabalhadores. Eu acho que é importante essa geração atual comemorar esses 94 anos que tem esse significado importante de uma entidade que nunca se furtou da luta na defesa dos interesses dos trabalhadores, dos metalúrgicos em especial, mas dos trabalhadores em geral”, marcou o ex-presidente Jurandir, que também foi diretor da Escola Técnica Mesquita. “Esta entidade de 94 anos ajudou a construir a história do movimento sindical do Rio Grande do Sul e do país, ajudou a construir a Central Única dos Trabalhadores, que é uma referência no país, e continua na luta dos trabalhadores, na organização e na defesa dos interesses e na construção de uma sociedade aonde os trabalhadores sejam respeitados em todos os seus direitos”, acrescentou.

Presidente da FTM-RS e ex-presidente do STIMEPA, Lírio Segalla

Lírio Segalla, presidente da FTM-RS, que também já esteve na Direção Executiva do STIMEPA, também lembrou a trajetória de luta e união. “O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre é uma referência para a classe trabalhadora brasileira. São 94 anos lutando em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Esse sindicato esteve presente em todos os momentos políticos da história desse país, organizando os trabalhadores, lutando por melhores condições de vida, lutando por dignidade. Eu quero dizer que eu tenho muito orgulho de pertencer à categoria metalúrgica e ser representado por esse Sindicato”, ressaltou o ex-presidente, parabenizando a atual gestão e toda equipe de trabalhadores que fazem o Sindicato hoje em dia.

Para o ex-presidente João Batista Massena, o Sindicato segue forte e atuante nas lutas dos trabalhadores. “São 94 anos de muita garra, muita luta, muitos serviços prestados à comunidade e principalmente aos trabalhadores e as trabalhadoras. Fazer parte da história desse sindicato é uma honra para qualquer pessoa. Me sinto muito bem representado pela direção que hoje está tocando o Sindicato”, assegurou Massena, lembrando que o Sindicato é feito da união de muitas pessoas. “Ninguém constrói nada sozinho e esse Sindicato é um exemplo da luta da classe trabalhadora”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0312-1024x684.jpgO atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é DSC_0312-1024x684.jpg
Ex-presidente João Massena

 

O atual presidente do STIMEPA, Adriano Filippetto, reafirmou o compromisso de quem, “apesar das lutas e dificuldades, sempre esteve lado a lado dos trabalhadores”. “Neste dia 19 de março de 2025, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre completa 94 anos de lutas e conquistas. De 1931 até hoje, foram inúmeras lutas, greves, negociações… tivemos derrotas, mas também muitas vitórias, e, acima de tudo, sempre estivemos lado a lado dos trabalhadores, ouvindo suas demandas, negociando e defendendo direitos”, destaca Filippetto. “Nosso compromisso é seguir nessa caminhada, fortalecendo a categoria e fortalecendo os trabalhadores. Parabéns ao sindicato e vida longa aos metalúrgicos com direitos, dignidade e qualidade de vida!”, parabenizou.

 

Adriano Filippetto, atual presidente do Sindicato

Sindicato solidário

Sempre foi uma marca do STIMEPA atuar junto da comunidade e assim, durante o período mais dramático dos últimos tempos da história do Rio Grande do Sul, não poderia ter sido diferente. Em maio do ano passado, durante a enchente em Porto Alegre, o STIMEPA mostrou mais uma vez sua força e solidariedade. Por mais de 30 dias, o Sindicato se transformou em um ponto de acolhimento para mais de 200 pessoas, oferecendo abrigo, alimentação e suporte às famílias afetadas.

Essa ação reafirma o compromisso social da entidade, que vai além das questões trabalhistas e se estende à proteção da comunidade metalúrgica e da população em geral. Assim, nestes 94 anos, o STIMEPA reforça seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, com trabalhadores cada vez mais fortalecidos e conscientes de seus direitos.

 

Novo site do STIMEPA, mais moderno e agora com acessibilidade para visualização em smartphones entre outras funcionalidades

Lançamento do novo site

Neste aniversário de 94 anos, o STIMEPA também dá um importante passo na modernização da sua comunicação com o lançamento de seu novo site. De acordo com o diretor de Comunicação do Sindicato, Jorge Schell, a plataforma, mais moderna, segura e acessível, foi desenvolvida para garantir que os trabalhadores tenham acesso facilitado a informações, serviços e notícias do sindicato, com total responsividade para dispositivos móveis.

“Nosso objetivo é aproximar ainda mais o Sindicato dos trabalhadores. O novo site foi pensado para ser intuitivo, funcional e permitir que todos acompanhem as ações do STIMEPA de forma simples e rápida, diretamente pelo celular, que hoje é o meio que mais utilizamos para acessar as notícias”, destaca Jorge Schell, diretor de comunicação do Sindicato.