MENU

STIMMMEC abre votação para o Plebiscito Popular do RS

Encontro com a categoria também apresentou a Chapa Única para a eleição da entidade, prevista para os dias 23 e 24 de julho

Publicado: 16 Julho, 2025 - 15h21 | Última modificação: 16 Julho, 2025 - 15h29

Escrito por: STIMMMEC | Editado por: CUT-RS

Rita Garrido / STIMMMEC
notice

Os metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita deram o pontapé inicial na Campanha do Plebiscito Popular 2025 na noite de ontem, (15), em um evento de lançamento que reuniu centenas de trabalhadores e trabalhadoras na sede do Sindicato. O encontro abriu a coleta de votos na urna cadastrada pela entidade, de forma a ampliar a participação da categoria metalúrgica na consulta popular lançada por movimentos sociais e centrais sindicais.

 

Com chamada para o Fim da Escala 6×1 e pela Isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais mensais, o Plebiscito teve início no dia 1º de julho, com campanhas nacionais que buscam pressionar os deputados federais e o Congresso Nacional para avançar com as pautas de interesse da Classe Trabalhadora. 

Em Canoas, os temas da redução da jornada e da isenção do IR fizeram parte da pauta de lutas da Campanha Salarial da base, encerrada no final de junho. Durante dois meses, o Sindicato realizou assembleias nas fábricas e dialogou com os metalúrgicos e metalúrgicas sobre a importância da mobilização. 

Nós esclarecemos que eram pautas políticas e que a conquista viria com a adesão em massa nas campanhas nacionais. Agora o Plebiscito vem para dar continuidade e fortalecer essa luta que já existe na nossa base”, destacou o presidente do Sindicato, Paulo Chitolina.

Na sede do Sindicato, foi instalada uma urna para a coleta de votos impressos. A mesma fica disponível para a participação de toda a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. 

 

Todo mundo que passa pelo Sindicato, não somente os trabalhadores e trabalhadoras da metalurgia, pode registrar o seu voto no Plebiscito. Nós vamos incentivar e organizar ações para ampliar o alcance da consulta”, afirmou o vice-presidente Silvio Bica.

O PLEBISCITO NO ESTADO

A votação do Plebiscito Popular 2025 acontece de forma presencial e online, com urnas espalhadas por sindicatos, praças, terminais, igrejas e outros espaços públicos. No site www.plebiscitopopular.org.br, também será possível votar.

A expectativa é que o Plebiscito atinja mais de 1 milhão de votos no RS, com a mobilização crescendo até a Semana da Pátria (1º a 7 de setembro), durante o tradicional Grito dos Excluídos.

Nós lançamos o Plebiscito porque nós queremos que no Brasil, 30 milhões de pessoas se manifestem sobre a jornada de trabalho e a taxação dos mais ricos. Aqui no Rio Grande do Sul, nós queremos coletar 1 milhão de votos. E o desafio da CUTRS é juntar 100 mil votos”, afirmou o presidente da CUTRS, Amarildo Cenci.

 

ELEIÇÕES DO SINDICATO

Além do lançamento das atividades do Plebiscito, o encontro apresentou a CHAPA ÚNICA para as eleições do Sindicato, que ocorrem nos dias 23 e 24 de julho. A escolha dos novos diretores e diretoras que comandarão o Sindicato no quadriênio 2025 / 2029 será no formato virtual, a partir de uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para a eleição, com garantia de voto secreto.

O Departamento dos Aposentados Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita também apresentou seus novos integrantes para a gestão 2025/2029. Criado há 12 anos, o grupo realiza diversas atividades juntos aos veteranos da categoria, além de reuniões semanais, todas as quintas-feiras, na sede do Sindicato.

Fotos: Rita Garrido / STIMMMEC