STIMMMEC lança jornal em edição especial sobre os impactos da enchente na categoria

Entidade visitou empresas e trabalhadores durante o mês de julho para traçar diagnóstico

Publicado: 21 Agosto, 2024 - 09h15

Escrito por: Rita Garrido / STIMMMEC | Editado por: Matheus Piccini /CUT-RS

Rita Garrido / STIMMMEC

Passados mais de 90 dias da enchente que atingiu 90% das cidades do Rio Grande do Sul, os estragos e as perdas ainda são contabilizados pelo Poder Público e pela população afetada. Além da reconstrução da vida privada, há também o desafio da retomada do trabalho, em especial, nas localidades que foram amplamente impactadas pela inundação.

Atento a esta situação, o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita lançou neste mês uma edição especial do jornal da categoria, o Informativo A Vez e a Voz, abordando a situação de trabalhadores/as e empresas após 60% da cidade de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ter ficado embaixo d’água.

A entidade estima que mais de 370 metalúrgicas situadas no lado oeste do município foram diretamente afetadas. O trabalho de retomada da capacidade produtiva é o desafio atual que, segundo o levantamento do Sindicato, ocorre com a cooperação dos trabalhadores/as na reorganização das fábricas, além dos programas de auxílio financeiro lançados pelos governos federal e estadual.

Além dos relatos sobre a enchente, a edição especial do informativo é ilustrada por fotos que retratam o impacto da inundação no interior das fábricas e nas ruas da cidade. O diagnóstico da base do Sindicato foi realizado a partir de visitas nas empresas e de uma pesquisa empreendida pelos diretores.

A edição completa do Informativo você confere clicando aqui.